IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
A HISTÓRIA DO MOVIMENTO MIGRATÓRIO INTRA-REGIONAL PARA RONDONÓLIS-MT: 1960-1980
Helena Lúcia Froelich 1   (autor)   mendalli@terra.com.br
José Carlos Leite 2   (orientador)   j.leite@uol.com.br
1. 1- Pós-Graduanda do Depto. de História, UFMT, Cuiabá/MT
2. 2- Prof. Dr. do Depto. de Filosofia, UFMT, Cuiabá/MT.
INTRODUÇÃO:
Rondonópolis é uma cidade, basicamente, formada por migrantes que vieram dos mais diferentes lugares, próximos ou distantes. Nesta formação a maioria __ porque aqui também viviam os índios Bororos __ deixou em algum momento o seu lugar de origem, trazendo consigo vivências, experiências, modos de viver, pensar e lutar. Esta pesquisa é a “História do Movimento Migratório da Mesorregião de Mato Grosso”. Seu objetivo é compreender com maior profundidade os movimentos migratórios intra-regionais nesta Mesorregião para Rondonópolis-MT, no período de 1960-1980. Ressalta principalmente os condicionantes desses movimentos migratórios em foco que provocaram a mobilidade de um significativo número de famílias para esta região.
METODOLOGIA:
Para realizar esta pesquisa estudou-se fontes bibliográficas acerca das migrações inter e intra-regionais e outros trabalhos produzidos, problematizando as particularidades inerentes ao tema da migração intra-regional. Investigou-se também fontes documentais: jornais e periódicos locais, registros de matrículas em escolas públicas, cadastros dos títulos de eleitor do TRE, registros de casamentos e batismos nas paróquias, registros sindicais, de associação de moradores e fontes orais.
RESULTADOS:
Constatou-se que os sonhos de realização pessoal e de melhoria significativa da condição de vida da maior parte dos migrantes mesorregionais, não alcançou a expectativa esperada, pois um grande número dos mesmos formam as periferias de Rondonópolis vivendo em condições sub-humanas.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que em grande medida os fatores que condicionaram a mobilidade dessas pessoas foram à exigüidade dos lotes, a escravidão por dívidas, a superexploração do capital empreendido contra os camponeses e pequenos arrendatários e a vigorosa concentração de terras. Foi possível averiguar que os migrantes mesorregionais em sua maioria formam a população periférica de Rondonópolis, portanto não concretizaram integralmente seus ideais, sócio-econômicos.
Palavras-chave:  Migrações; Mesorregião; Demografia Histórica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004