IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
CRISTÃOS-NOVOS NA HISTORIOGRAFIA DO PERNAMBUCO COLONIAL
Janaína Guimarães da Fonseca e Silva 1, 2   (autor)   Janachaaata@bol.com.br
1. Depto. Hstória, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
2. Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco-AHJPE
INTRODUÇÃO:
Dentro dos estudos sobre Brasil colônia, mais especificamente sobre Pernambuco colonial, este trabalho busca reconstruir a trajitória dos cristãos-novos. Como boa parte da população branca vinda da europa para povoar a nova terra, os cristãos-novos tiveram seus passos apagados na medida em que sua ascendência era nagada. Dentro de uma sociedade religiosamente intitucionalisada, aberta para a intervenção da inquisição e exclusão dos discidentes os recém conversos ao catolicismo tiveram que buscar diversas formas de se inserirem e se fazerem respeitar. Para tanto utilizaram sua influência financeira, os casamentos e laços estreitos de amizade. Porém ao longo do tempo tornou-se muito difícil a identificação destes conversos posto que alguns trabalhos de genealogia viriam a negar as pessoas importantes tais ascendências. Negando a História do Pernambuco um pedaço de suas raízes.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho buscamos estudar a vasta bibliografia catalogada pelo Arquivo Histórico judaico de Pernambuco, centrando-nos não apenas nos livros que se dedicaram ao estudo da presença cristã-nova mas também aos tradicionais historiadores que tratam do Brasil colonial. Com o objetivo de entender até que ponto é reconhecida à importância dos judaizantes na contrução da história do Pernambuco Colonial. Para tanto também foram elaboradas diversas listagens que têm como fundo os judaizantes que foram em algum momento identificados como tal e denunciados a santa inquisição. Realizando a seleção de dados onde constam sua localização, profissão e data da presença em Pernambuco. Através da jução da analise da bibliografia e do estudo das listagens podemos traçar o perfil destes conversos e tentar recostruir suas trajetórias e importância para a construção de Pernambuco.
RESULTADOS:
De acordo com as listagens e bibliografia sobre o tema nos podemos recontruir a presença dos cristão-novos, mostrando a importância destes tanto econômica como sicialmente. Como eram economicamente importântes, não só como fornecedores de emprestímos, como crê a maioria, mas também como profissionais liberais, letrados e senhores de engenho. Este último grupo que compoê nossa aristocracia, tentou ao longo dos séculos negar tal ascestralidade o que difuculta esta recontrução. Podemos também identificar vários hábitosdisseminados pelos cristãos-novos que se inseriram na cultura pernambucana, como também analisar o porquê da omissão de alguns autores tradicionais, mais preocupados com questões econômicas,em relação ao tema.
CONCLUSÕES:
De acordo com o resultado das pesquisas podemos concluir que dentro de uma perpectiva que visa a história econômica e política, que imperou durante décadas, é impossível entender o papel dos cristãos-novos. Porém os trabalhos mais recentes, voltados para o estudo do cotidiano em suas diversas perspectivas, nos dãos base para a recontrução desta história. Sendo este um estudo em desenvolvimento, os resultados servirão para a elaboração de um trabalho posterior.
Instituição de fomento: Depto. História, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Cristãos-novos; Trajetória; historiografia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004