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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INTERDISCIPLINARIDADE - UM NOVO MODO DE FAZER LABORATÓRIO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Ana jusselma Rangel 1   (autor)   jusselma@brturbo.com
1. SECRETARIA DE EDUCAÇAO DO DISTRITO FEDERAL -SE/DF
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho apresentamos uma atividade de ensino desenvolvida com sete turmas da 2ª série do ensino médio do Centro de Ensino Médio 02 situado na cidade do Gama, Distrito Federal, durante o 1º semestre de 2000. Nesse ano ocorreu a implantação da Lei 9394/96. A parte diversificada do projeto pedagógico da escola se constituía em um sub-projeto de laboratório na área das Ciências da Natureza. Tínhamos como objetivo geral experimentar ações interdisciplinares conforme preconiza a Lei. O tema escolhido foi a água. Levamos os alunos a conhecerem ou reconhecerem os mananciais de água da cidade, a situação em que elas se encontravam e refletir as conseqüências sociais advindas. Como objetivos específicos as turmas estudaram diferentes aspectos da água, quais sejam: 1) propriedades físicas; 2) propriedades químicas; 3) a água e o corpo humano; 4) água e ecologia; 5) As profissões geradas pelo consumo de água. Apontamos situações didáticas em que o professor pode não só criar ambientes de coleta e análise de dados experimentais sobre a natureza, mas acima de tudo experimentar situações reais de educação como ato dialógico.
METODOLOGIA:
As ações realizadas foram: a) pesquisa bibliográfica, entrevistas, palestras com autoridades ambientais e governamentais, experimentos de Física e Química, os alunos responderam a diferentes perguntas correlatas com o tema; b) o planejamento das ações, a lista de alunos por grupo de estudo e por turma, o resultado dos estudos realizado pelos alunos, os relatórios iam sendo registrados em um caderno espiral, de modo a convergirmos todas as informações para um único endereço e para que todos soubessem o que estava acontecendo, já que o caderno era de domínio publico; c) foram realizadas excursões a diferentes pontos da bacia hidrográfica do Gama, em áreas preservadas e em áreas degradadas; d) os alunos participaram de uma mostra durante a Semana de Meio Ambiente realizada na escola. Através de perguntas foram, inicialmente levantados os dados bibliográficos que circundavam a bacia hidrográfica do Gama. Mapas, gráficos, experimentos foram sendo construídos, identificados e registrados. Depois de aproximadamente dois meses com essa atividade, começamos a conversar com pessoas e autoridades no assunto para aprofundar conhecimentos e captar outros até então desconhecidos para a comunidade escolar. No terceiro mês de trabalho, começamos a realizar excursões a diferentes pontos do Gama, mas sempre relacionados com o tema água, como ao Parque Ecológico PRAINHA e aos mananciais de água da Companhia de Saneamento do Distrito Federal.
RESULTADOS:
Nos meses de junho e julho de 2000 reservamos para fazer sínteses do trabalho. Elaboramos um texto cujo tema era a água a partir das informações registradas no caderno. O texto fez parte de uma avaliação de caráter subjetivo realizada pelos alunos e professores. As respostas foram categorizadas. Os alunos indicaram a necessidade de mais aulas práticas, aulas de laboratório. Perguntados sobre soluções para os problemas ambientais responderam que procurariam parcerias pra aplicação de leis ambientais e criação de novas tecnologias. Reconheceram que como cidadãos podiam: não sujar nascentes e rios, economizar água, cobrar das autoridades providencias para a conservação do meio ambiente, conversar com outras pessoas sobre o assunto, participar de campanhas de prevenção do uso indevido da água. Para eles: água é garantia de vida no planeta. Os alunos apontaram o trabalho como sendo importante para suas vidas e sugeriram tratar de outros assuntos com a mesma metodologia.
CONCLUSÕES:
Segundo os resultados, o trabalho atingiu em partes seus objetivos, uma vez que contextualizou um tema vinculado de forma intencional ao viver em sociedade de alunos e professores. Observamos interdisciplinaridade na medida de uma certa autonomia intelectual nos envolvidos no trabalho e de suas atitudes, manifesta no desejo de compromissos sociais e portanto, de civilidade, pois, para Heloisa Luck (2000) educar nessa perspectiva interdisciplinar é promover o exercício das relações entre os indivíduos e a espécie humana como um todo. Ainda para esta autora a convivência atual de um paradigma interdisciplinar requer maturidade cognitiva, espiritual e social, muitas vezes observadas nos resultados do trabalho.
Palavras-chave:  Laboratório de Física; interdisciplinaridade; contextualização.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004