IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DO CALDO DE CANA: O INVISÍVEL QUE SE DESCONHECE
Bárbara Melo Santos 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Emanuelle Rocha Paiva 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Josué Batista dos Santos Filho 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Lucilene Maria Muniz de Andrade 1   (autor)   lucilenemma@yahoo.com.br
Salma Bulhões e Silva 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Vanessa Messias Muniz 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Poliana Carvalho Marinho 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Nilcimelly Rodrigues Donato 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Shirley Barbosa dos Santos 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Maria Lúcia da Conceição 1   (orientador)   emanuellerp@yahoo.com.br
1. Depto. de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
INTRODUÇÃO:
A cana de açúcar é uma gramínea perene do gênero Saccharum cultivada em climas tropicais ou subtropicais e originárias da Ásia. No Brasil é cultivada principalmente na costa do país desde o Nordeste ao Paraná, sendo considerada uma bebida altamente energética, refrescante e muito consumida. Na Paraíba e em muitos outros estados à venda do caldo de cana nos anos mais recentes expandiram-se, entretanto as informações sanitárias do “produto” não foram ainda de um todo elucidada. Usualmente este alimento durante sua obtenção nos posto de venda não são adequadamente protegidos favorecendo a proliferação de uma microbiota, em particular patógena. Tais evidências constituíram-se vetores de motivação para traçar o perfil microbiológico do caldo de cana comercializado em barracas instaladas na UFPB, João Pessoa - PB.
METODOLOGIA:
Foram analisadas 18 amostras de caldo de cana, de 03 (três) vendedores. As amostras foram submetidas às análises microbiológicas quanto a pesquisa de coliformes totais e fecais mediante técnica de fermentação em tubos múltiplos, contagem de Staphylococcus aureus, bolores e leveduras e contagem de bactéria aeróbias e mesofilas, seguindo-se as informações técnico-científicas da APHA.
RESULTADOS:
Dos resultados encontrados quanto à presença de coliformes totais verificou-se que este grupo de bactéria apresentou valores superiores a 0,3 NMP/ml, enquanto que, apenas 01 (5,56) amostra encontrava-se em desacordo com a legislação vigente por apresentarem NMP de coliformes fecais acima dos limites estabelecidos. O patógeno Staphylococcus aureus apresentou contagem entre 3 x 104 a 7 x 104 UFC/ml em todas as amostras. A contagem de bolores e leveduras oscilou de 6,8 x 106 a 1,39 x 107 UFC/ml. Os resultados para bactérias aeróbias mesófilas variaram de 3,8 x 106 e 1,38 x 107 UFC/ml.
CONCLUSÕES:
Diante do estudo pôde-se detectar significativo índice de contaminação, constituindo-se forte indicadores de contaminação higiênico-sanitárias inadequadas da matéria prima e dos materiais que participa do processo. É transparente a importância de esclarecimento aos vendedores relacionadas a higienização do todo, visando maior eficácia na prevenção de enfermidade de origem alimentar.
Palavras-chave:  Caldo de cana; microbiologia; qualidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004