IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
VIABILIDADE E TEOR DE UMIDADE DE SEMENTES DE PEQUIZEIRO DURANTE O ARMAZENAMENTO
Ossenir Favorito 1   (autor)   ossenir@carmerino.com.br
Suzinei Silva Oliveira 2   (colaborador)   suzinei@cpac.embrapa.br
Sebastião Carneiro Guimarães 1   (orientador)   sheep@cpd.ufmt.br
Jeferson Luis Dallabona Dombroski 1   (co-orientador)   jeferld@terra.com.br
Maria de Fátima Barbosa Coelho 1   (co-orientador)   coelhomf@terra.com.br
1. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2. Embrapa Cerrados, Planaltina/DF
INTRODUÇÃO:
O pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.) apresenta alternância de produção, havendo anos de alta produção seguidos de anos de baixa produção. O armazenamento das sementes torna-se necessário para garantir o suprimento anual, possibilitando o estoque para anos de baixa produção visando a produção de mudas ao longo do ano. Embora não haja provas da manutenção da viabilidade de sementes de pequizeiro durante o armazenamento, sabe-se que devido à forte dormência, muitas podem permanecer por quase um ano no substrato antes de germinar. O estudo da viabilidade das sementes durante o armazenamento permite determinar seu potencial de armazenagem. Deste modo, este trabalho teve por objetivo avaliar a viabilidade e o teor de umidade de sementes de pequizeiro durante o armazenamento e o efeito da abertura do endocarpo.
METODOLOGIA:
Os frutos foram coletados na Chapada dos Guimarães, MT, em fevereiro de 2002. O mesocarpo interno dos caroços foi retirado por meio de escarificador elétrico, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial com três tratamentos de tempo de armazenamento (0; 2 e 4 meses) e dois tipos de unidades de dispersão sem o mesocarpo (endocarpo intacto – EI e endocarpo aberto – EA), armazenadas. A abertura do endocarpo foi feita por meio do corte com disco de corte rotativo acoplado numa esmeriladeira elétrica. Aplicou-se a mistura fungicida composta por 250 g/L de carbendazim + 250 g/L de thiram nas unidades de dispersão. Procedendo-se em seguida à secagem à sombra por 24 horas e armazenagem em sacos de papel, mantendo-as em câmara seca com médias de temperatura de 25ºC e de 50% de umidade relativa do ar. Avaliou-se a viabilidade das sementes pelo teste de germinação, colocando-se as sementes em rolos de papel embebido em solução a 0,3 mmoles/L de ácido giberélico, em germinador a 25°C por 30 dias. O teor de umidade das sementes foi determinado em base úmida, em estufa a 105ºC mais ou menos 5ºC por 24 horas. Calcularam-se: a porcentagem de umidade, de sementes germinadas (sementes com pelo menos 1 mm de protrusão da raiz) e o índice de velocidade de germinação durante o armazenamento. Os dados foram submetidos à análise de variância e ajustados ao modelo de regressão polinomial.
RESULTADOS:
O lote de sementes apresentou teor de umidade inicial de 8,2% decrescendo para 6,8 e 5,5, no segundo e no quarto mês de armazenamento, respectivamente, representando um decréscimo linear de 67% ao final de quatro meses de armazenamento, não havendo efeito da abertura do endocarpo. A porcentagem inicial de sementes germinadas foi de 56%, no segundo mês de armazenamento reduziu para 37% nas sementes do tratamento EA, e elevou-se para 67% nas sementes do tratamento EI. No quarto mês de armazenamento a porcentagem de sementes germinadas reduziu para 19% independentemente do tratamento. O IVG inicial foi de 1,1, e decresceu linearmente para os dois tratamentos a uma taxa de 17% ao final do período de armazenamento, atingindo 0,8 e 0,42 no segundo e quarto mês de armazenamento, respectivamente.
CONCLUSÕES:
A abertura do endocarpo não afetou a perda de umidade das sementes durante o armazenamento e nem a porcentagem de germinação final. Houve perda de umidade e redução da viabilidade das sementes de pequizeiro durante quatro meses de armazenamento.
Palavras-chave:  Caryocar brasiliense; pequi; germinação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004