IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
ESTADO DE RECONHECIMENTO DE ALGUNS PARÂMETROS FÍSICO E FÍSICO-QUÍMICO DA FARINHA DE MILHO
Salma Bulhões e Silva 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Gisele Augusta Maciel Franca 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Luciana Magalhães Grisi 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Viviane Mary de Sousa 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Katiane Meiry de Sampaio Monteiro 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Shirley Barbosa dos Santos 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Josué Batista dos Santos Filho 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Lucilene Maria Muniz de Andrade 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Emanuelle Rocha Paiva 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Maria Lúcia da Conceição 1   (orientador)   salmanutri@hotmail.com
1. Depto. de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
INTRODUÇÃO:
A farinha de milho é o produto obtido por extração do milho (Zea maya, L.), de ampla repercussão de produção no Brasil. Não se pode destacar a ótica grande parte dessa produção esta destinada a alimentação animal, sendo a remanescente utilizada como matéria-prima à obtenção de produtos destinados a consumo humano. Os produtos a base desse “cereal” conjuga diferentes tipos de granulometria, a partir das quais lhe são atribuídas as designações comercias, tais como Farinha de milho, Fubá de Milho, Flocos de Milho, entre outras. A pesar da sua importância na alimentação como fonte de nutrientes o conhecimento dos parâmetros que regem a performance de controle de qualidade, em particular físico-químico não foram, no momento, detalhadas com significância, situação esta que motivou a realização deste trabalho, na qual buscou realizar uma avaliação das características físico e físico-química de produtos comercializados sob a designação de Farinha de milho.
METODOLOGIA:
Foram avaliadas 05 diferentes marcas (A; B; C; D; E), vendidos no comercio varejista da cidade de João Pessoa- PB, no período de Julho de 2003 a de Agosto de 2003, num total de 20(vinte) amostras. As análises foram realizadas no Laboratório de Bioquímica dos Alimentos do Departamento de Nutrição/CCS/UFPB, que incluiu a quantificação de Teor aquoso, Resíduo Mineral Fixo (RMF), Acidez Álcool Solúvel e a Absorção de Água a 30ºC, segundo metodologia recomendada por Adolfo Lutz.
RESULTADOS:
Os resultados encontrados mostraram que o teor aquoso nas marcas estudadas variou entre 10,71% a 12,50%, o RMF entre 0,45-0,85%, Acidez Álcool Solúvel de 0,59-0,99%, constatando que estes resultados encontravam-se dentro dos parâmetros estabelecidos por Legislação vigente. A Absorção de Água à 30ºC mostrou oscilação no intervalo de 1,45 à 2,39. Mediante a esta última análise, constatou-se que 02 (40%) das marcas (marca C e, E), correspondendo à 08 (40%) das amostras apresentaram valores médios para absorção inferiores ao fixado pela Legislação vigente.
CONCLUSÕES:
É importante que estes dados sejam difundidos aos consumidores, no intuito de despertar o senso crítico sobre as informações expressa em rótulo, que por vezes se traduzem como “enganosas”.
Palavras-chave:  Físico-químico; Farinha de milho; Rotulagem.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004