IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
A UTILIZAÇÃO DE PÉRGULAS PARA MELHORAR A VENTILAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES ESCOLARES
Lívia Melo de Lima 1   (autor)   livia_0302@yahoo.com.br
Christhina Maria Cândido 1   (autor)   chrismcandido@yahoo.com
Juliana Oliveira Batista 1   (autor)   juobatista@yahoo.com.br
Joyce Abreu Fontan 1   (autor)   joyceabreu@hotmail.com
Leonardo Salazar Bittencourt 1   (orientador)   lsb@ctec.ufal.br
1. Depto. de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
Grande parte do território brasileiro é coberto por regiões de clima quente e úmido. Nestas regiões, a estratégia bioclimática mais eficiente para obter níveis de conforto térmico é aliar a ventilação natural à proteção solar. Entre os elementos arquitetônicos que fornecem a circulação do ar e a proteção solar, encontram-se as pérgulas, elemento arquitetônico ainda pouco investigado no que se refere ao seu desempenho ambiental. As inadequações das edificações escolares de Maceió com relação ao seu clima local têm proporcionado desconforto térmico aos usuários. Nesse contexto, esse trabalho investiga o desempenho da ventilação natural em edificações escolares dotados de pérgulas, tendo em vista o aumento do conforto térmico e a diminuição do consumo de energia elétrica nesses ambientes.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na presente pesquisa constitui-se de simulações computacionais parametizadas, adotando-se como instrumento de investigação o software PHOENICS 3.4, baseado na mecânica computadorizada dos fluidos. Este programa computacional realiza simulações do comportamento da ventilação natural, sendo possível analisar graficamente os dados de direção, velocidade e sentido dos ventos, por meio de vetores ou manchas de cor. Para efeito das simulações analisaram-se salas de aula dimensionadas com 6,00 x 6,00 m, e pé-direito de 3,00 m. A sala possui uma abertura voltada para o corredor e outra para o exterior. A abertura voltada para o corredor mede 0,50 m de altura e localiza-se entre a laje da sala e a do corredor. A abertura voltada para o exterior possui 2,50 m de altura e peitoril de 0,50 m. A incidência dos ventos é 90° em relação à abertura lateral da sala. A velocidade externa do vento é de 1m/s, para um plano de análise de 0,85m (altura dos alunos sentados) considerando o entorno urbano. Foram analisados dois modelos, sendo estes constituídos por pérgulas inclinadas a 90° em relação ao plano horizontal, com espaçamento entre si de 0,15 m e com altura de 0,15 m. O primeiro modelo é constituído por pérgulas comuns. No segundo modelo além das pérgulas, implementou-se um anteparo vertical com 3m de altura, localizado à barlavento em relação as pérgulas
RESULTADOS:
No primeiro modelo, constituído por um pergulado comum, observou-se uma insatisfatória distribuição do fluxo de ar devido a zonas turbulentas e de baixas velocidades em grande parte do espaço da sala de aula. No modelo provido com o anteparo, constatou-se uma distribuição uniforme dos ventos e uma redução das zonas de recirculação dor ar. Analisaram-se as médias de velocidade dos ventos nos dois modelos. No primeiro modelo obteve-se uma velocidade média dos ventos de 0.35m/s, já no segundo modelo constatou-se uma média de 1m/s, um ganho de 35% de velocidade dos ventos do segundo modelo em relação ao primeiro. No segundo modelo, o anteparo proporcionou uma intensificação na extração dos fluxos, isto porque a inclinação das pérgulas gerou uma maior resistência do ar, contribuindo para o aumento da velocidade dos ventos e melhor distribuição dos fluxos de ar.
CONCLUSÕES:
O modelo dotado de pérgulas com o anteparo apresentam uma melhor distribuição e um ganho de velocidade do fluxo de ar em relação ao modelo provido apenas por pérgulas. Com a inserção do anteparo, observa-se o satisfatório desempenho da ventilação natural, garantindo níveis de conforto térmico dos usuários, minimizando a dependência de meios mecânicos de refrigeração.
Instituição de fomento: PIBIC/ CNPQ e PET/ARQ/UFAL - SESu/ MEC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ventilação natural; eficiência energética; pérgulas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004