IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ITANHANGÁ PARA AS MUDANÇAS DA EDUCAÇÃO DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE TAPURAH - MT
Carmem Clariça Dall’Agnoll Diel 1   (autor)   lorihj@terra.com.br
Generci Carboni 1   (autor)   lorihj@terra.com.br
Leila de Oliveira Siara 1   (autor)   lorihj@terra.com.br
Mirian Alves Campos 1   (autor)   lorihj@terra.com.br
Lori Hack de Jesus 1   (orientador)   lorihj@terra.com.br
1. Núcleo de Educação Aberta e a Distância, Inst. Educ., Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem como base a experiência do município de Tapurah, enquanto município que abriga em seu território, áreas de assentamento rural. Ela surge do interesse de compreendermos melhor o processo de Colonização do nosso Município através do Projeto de Reforma Agrária. Para tanto, centramos nossos estudos no Projeto de Assentamento Itanhangá, buscando assim, verificar se este influenciou nas mudanças ocorridas na educação escolar da zona urbana do Município de Tapurah, no período de 1996/2003.
METODOLOGIA:
Para atender nossos objetivos, buscamos levantar o período de colonização do Estado de Mato Grosso, na década de 1960/1970, período em que se registra um elevado fluxo migratório no Estado, momento em que surgem vários Municípios, dentre eles, o Município de Tapurah, enfoque de nosso estudo. Atendendo os objetivos desta pesquisa e, mais particularmente, sobre o tema, foi necessário recorrer a fontes orais, através de depoimentos de pessoas, direta ou indiretamente envolvidas com os fatos aqui relatados.
RESULTADOS:
A realização desta pesquisa nos permitiu, além de ampliarmos os nossos conhecimentos sobre a História da Colonização do Brasil, de Mato Grosso e especificamente de Tapurah, deu-nos também, uma visão sobre o processo educativo de nosso município, bem como, as influências que o Projeto de Assentamento Itanhangá exerceu nas mudanças efetivadas na área educacional da zona urbana de Tapurah. Percebemos que a posse da terra e a aquisição da educação escolar têm representado, historicamente, um grave dilema, uma vez que muitas famílias deixam sua terra e vão residir nos centros urbanos, em busca de escola e, neste sentido, muitas vezes, o município sede, embora com estrutura precária e recursos escassos precisa se adequar às novas demandas.
CONCLUSÕES:
Constatamos então, que na história de Tapurah, o Assentamento Itanhangá foi o Projeto de Colonização que mais influenciou e promoveu de modo significativo a reestruturação do sistema organizativo e funcional na educação. Ampliaram-se os espaços físicos, criaram-se novas escolas, efetuaram-se novos cursos de formação profissional para a grande maioria dos docentes leigos até então e, em conseqüência, percebe-se gradativa melhoria no grau de acesso e permanência no ensino público. Embora essas ações básicas tenham significado desenvolvimento para a sede do município, por outro lado, fez-se necessário efetivar uma nova reestruturação, criando escolas no próprio assentamento, instituições estas, fruto da luta e das reivindicações dos movimentos populares, viabilizadas através da ação da sociedade organizada em associações de moradores. Essas mudanças representam hoje um espaço de formação dos filhos dos agricultores, na perspectiva de permanência na terra como propriedade, e no reconhecimento por parte da sociedade da importância da formação escolar. Sendo assim, a política de ocupação do espaço rural foi viabilizada pelo modelo de colonização oficial e, nesse processo, a luta pela terra e pela educação, de forma crítica, é determinada pela sociedade organizada.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Colonização; Assentamento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004