IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO NO SEMI - ÁRIDO BAIANO
vamberto ferreira miranda filho 1   (autor)   elgeboh@yahoo.com.br
luiz vítor castro júnior 1   (orientador)   victoraxe@ig.com.br
1. Depto. de saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa surge originalmente a partir de um projeto de extensão denominado CAT (Conhecer , Analisar e Transformar a realidade rural) que consiste num projeto de formação continuada de professores que atuam na zona rural do semi-árido baiano. Acontece em parceria entre a UEFS, o MOC e as Prefeituras Municipais de Araci, Cansanção, Capim Grosso, Conceição do Coité, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santa Luz, Santo Estevão e Valente. O trabalho consiste em construir coletivamente uma metodologia especifica que atenda de forma concreta a realidade do meio rural.
Desse modo, a problemática deste trabalho foi de investigar, qual o sentido do ato de pesquisar em educação física dentro do projeto CAT, tendo como referencial a Ficha pedagógica de Esporte e Lazer, analisando a contribuição deste trabalho para o desenvolvimento comunitário.
Levantamos como objetivos para o estudo:
- Identificar o sentido da pesquisa em educação física dentro do projeto CAT, a partir da aplicação da ficha pedagógica, percebendo o caráter desse instrumento enquanto elemento de mudança na prática educativa;
- Analisar a contribuição do trabalho da ficha, no Desenvolvimento Local Integrado e Sustentado por meio do levantamento dos resultados deste trabalho.
A relevância científica deste estudo diz respeito à possibilidade de revelar elementos epistemológicos presentes na realidade da escola e da vida no meio rural, embora importantes pouco presentes no campo da investigação científica, estabelecendo um paralelo com a pedagogia Freireana.
METODOLOGIA:
A pesquisa teve um caráter de natureza essencialmente qualitativa, utilizamos como método de investigação a análise documental cujas fontes se constituem em arquivos, diários memorandos etc.
Neste sentido e visando tornar a pesquisa significativa, trabalhamos com as seguintes fontes: Ficha pedagógica, relatório de avaliação de avaliação de aplicação da mesma e boletim informativo A voz do CAT onde são publicadas produções de alunos, professores e assessores do Projeto .
A principal fonte consultada foi a ficha pedagógica, instrumento que norteia o trabalho do professor “em sala de aula”. Esta é produzida pelos professores nos encontros intermunicipais de educadores inseridos no CAT.
A ficha pedagógica é construída a partir de um tema gerador correspondente a uma problemática levantada pela base do Projeto (alunos - pais - professores - comunidade).
Dentre as Fichas produzidas no ano de 2003, uma trouxe como temática central o esporte e lazer das comunidades, de modo que os atores sociais conheceram melhor sua realidade, analisaram-na com mais afinco e buscaram a transformação de alguns pontos trabalhados no decorrer da pesquisa.
RESULTADOS:
Percebemos que a pesquisa realizada pelos professores a partir da aplicação da ficha pedagógica de Esporte e Lazer, assumiu um papel importante para a mudança na prática educativa, uma vez que: valorizou-se a realidade cultural do aluno e sua família, pois a mesma torna-se objeto da pesquisa e construção do conhecimento; desenvolveu-se o senso-crítico do aluno e do professor, analisando a realidade sócio – política, da qual fazem parte; envolveu-se a família na ação educativa da escola, tendo em vista os três sujeitos do processo: professor x alunos x pais. No que tange à contribuição do trabalho da ficha, para o DLIS, provocou-se mudanças na comunidade pela análise das pesquisas feitas pelos alunos, ocorrendo, assim, melhoria da condição de vida das comunidades. Com o estudo sobre o Esporte e Lazer os alunos descobriram a importância deste na vida de cada um e na convivência entre nas pessoas. Os professores destacaram a importância do esporte e Lazer no relacionamento humano. Os pais passaram a valorizar mais as práticas de Esporte e Lazer da comunidade para o bom convívio social .
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, ficou evidente que a pesquisa a partir da ficha pedagógica de Esporte e Lazer assumiu um papel importante para a mudança na prática educativa e provocou-se mudanças na comunidade. Ademais, o projeto trabalha com elementos metodológicos baseados na pedagogia Freireana, da ação – reflexão - ação.
Segundo Freire (1979) a mudança da percepção da realidade, que antes era vista como algo imutável, significa para os indivíduos vê-la como realmente é: uma realidade histórico - cultural, humana, criada pelos homens e que pode ser transformada por eles. É neste sentido que acreditamos no trabalho conjunto entre família, escola e comunidade, numa região pouco privilegiada do ponto de vista dos recursos financeiros disponíveis, mas dum universo cultural em expansão.
Este ensaio buscou contribuir para o processo de mudança na prática educativa, no sentido de afirmar a riqueza pedagógica presente no cotidiano escolar da zona rural, sobretudo na área da Educação Física, valorizando a cultura local e fortalecendo o desenvolvimento comunitário.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação rural; Educação física; Sustentabilidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004