IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
OCORRÊNCIA RELATADA DE ARANHAS COMO PRAGAS NO ESPAÇO PRIVADO E PÚBLICO EM CÁCERES (MT), ALTO PANTANAL, BRASIL.
Nataly Manrique Rocha 1   (autor)   fermoraisbio@bol.com.br
Arno Rieder 1   (orientador)   rieder@terra.com.br
Anna Frida Hatsue Modro 1   (autor)   pldasilva@unemat.br
Carla Cristina Dutra 1   (autor)   pldasilva@unemat.br
Elisangela Aparecida da Silva 1   (autor)   pldasilva@unemat.br
Paulo Luis da Silva 1   (autor)   pldasilva@bol.com.br
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
As aranhas pertencem ao Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Arachnida e à Ordem Araneae. Existem mais de 30.000 espécies conhecidas. Há espécies peçonhentas, de vida livre e solitária que podem habitar desde pântanos de água doce até desertos mais secos, arbustos, entre rochas, gramas ou perto de edificações. Apresentam importância econômica e ao ambiente, já que são predadoras e alimentam-se predominantemente de insetos e outros artrópodes, ajudando no controle da população dos mesmos, sendo algumas inofensivas e até benéficas ao homem. Porém acidentes, até fatais, podem ocorrer com algumas espécies, tal como: a aranha marrom (Loxoceles reclusa), a viúva-negra (Latrodectus sp), a aranha armadeira (Phoneutria sp) e a aranha de jardim ou tarântula (Lycosa sp). O presente estudo tem como objetivo verificar a ocorrência, distribuição espacial e temporal de aranhas, e as razões da população considera-las como pragas em Cáceres (MT).
METODOLOGIA:
O estudo sobre aranha é parte do projeto PDC [Pragas domésticas em Cáceres (MT): ocorrência e distribuição das mesmas]. Este projeto envolveu cinco comunidades (Jardim Padre Paulo, Jardim Paraíso, Jardim Vila Real, Jardim Guanabara e o Centro) de Cáceres, com 170 informantes (30 moradores; 30 professores e 110 acadêmicos) entrevistados em 2003/2. Os quais responderam as seguintes questões: 1- Mencione, por ordem, as três pragas mais importantes ocorrentes em (R) sua residência e em (C) sua cidade; 2- Qual a razão de considerar a praga importante? ; 3- Qual a época de maior ocorrência das mesmas? Do banco de dados, para este estudo, foram selecionadas as citações de aranhas. As razões por considerarem as aranhas, como pragas, foram categorizadas em causadores de impactos: psicológicos (medo, aversão – feios, incomodarem, presentes em grande quantidade, infestarem a casa): à saúde (serem peçonhentas, transmitirem doenças e provocarem alergias); sanitários (produzirem sujeira e teias); psicológicos e à saúde (causarem medo e também provocarem alergias).
RESULTADOS:
Os resultados indicaram que a freqüência de citação das aranhas, como pragas, entre as três mais importantes foi de 15% no espaço privado (residência) e 4% no espaço público (cidade). As freqüências observadas e esperadas das razões de considerarem as aranhas como pragas não diferiram entre as menções no espaço privado e público (2χ =4,87;GL=6; α=0,559). As menções das aranhas como pragas foram enquadradas como causadores de impactos psicológicos (44,0%), impactos à saúde (32,0%), impactos sanitários (20,0%) e impactos psicológicos e à saúde (4,0%). Isto revela que as aranhas foram consideradas como pragas, mais freqüentemente por causarem impactos psicológicos. As freqüências observadas e esperadas das épocas de ocorrência mais intensa de aranhas como pragas no espaço privado e ou público foram concordantes (2χ=0,771GL=4; α=0,942). As épocas mencionadas de ocorrência mais intensa de aranhas, seja no espaço público como no espaço privado, foram: período chuvoso (44,8%), período de seca (10,3%) e o ano todo (44,8%). Isso mostra que o período menos freqüentemente, de ocorrência mais intensa de aranhas, se deu na época da seca, segundo os entrevistados.
CONCLUSÕES:
As aranhas foram mencionadas como pragas presentes mais freqüentemente no espaço privado, ocorrendo em qualquer época do ano mas menos no período seco, sendo consideradas como pragas mais freqüentemente por razões psicológicas seguidas pelo seu potencial de causarem impactos à saúde.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Aranhas; Pragas; Impactos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004