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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO E MEMÓRIAS DE NEGROS E NEGRAS: FORMAÇÃO DA CONCIÊNCIA ÉTNICO-POLÍTICA DE 30 A 70 EM MATO GROSSO
IVONETE COSTA VILA 1   (autor)   ivonetevila@terra.com.br
MANOEL FRANCISCO VASCONCELOS MOTTA 1   (orientador)   mmotta@cpd.ufmt.br
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
Em termos de desigualdades raciais, no Brasil prevalece o argumento de que a situação de pobreza vivenciada pela maioria das pessoas de cor é o resultado do fato das mesmas serem oriundas de famílias que no passado também eram pobres. Esta explicação constitui a pedra fundamental da ideologia racial brasileira: a da “sobrevivência da escravidão” ou a “herança da pobreza.” Os indivíduos brancos provêm, em média, de famílias bem melhor posicionadas na hierarquia social, de pais com maior nível de escolaridade e de posição social mais confortável. Assim, esta parece ser uma explicação necessária se quisermos dar conta da atual situação das desigualdades raciais em nosso país. Convém também ressaltar que as distâncias sociais intergrupos aumentam à medida que se sobe na estrutura social, o que é uma característica bastante realista, tendo em vista o que se conhece sobre as desigualdades elevadas na nossa sociedade. Para entender como essas estruturas vão se construindo faz-se necessário o retorno ao passado na busca de uma memória que retrata o processo de formação desses grupos da população, num período muito significativo da historia brasileira que vai de 1930 a 1970. Dessa forma o presente trabalho de pesquisa esta levantando junto aos negros e negras, a memória da formação étnica política da juventude dos anos 30 a 70 em Mato Grosso.
METODOLOGIA:
Além da pesquisa bibliográfica, desenvolvemos trabalho de campo, que consiste no universo de 20 pessoas dos mais diferentes níveis de formação escolar e com uma história de vida que corresponda aos parâmetros desta pesquisa, ou seja, ser negro ou negra e quando jovem entre as décadas de 30 a 70, ter desenvolvido a formação de sua consciência política e o seu entendimento da consciência étnica. As pessoas selecionadas estão respondendo um roteiro de perguntas abertas, permitindo que possam contar, através da entrevista, a sua história de vida nessa época, de como era ser negro ou negra seu processo de escolarização ou ausência deste processo se ausente quais foram os motivos. Além disso, está sendo registrada sua história de vida, com análise posterior de elementos que não poderiam ser captados apenas pela apreciação de um roteiro de perguntas.
RESULTADOS:
A presente pesquisa já possui alguns resultados: existem níveis de formação diferenciados entre negros brasileiros pertencentes as diferentes gerações. A formação da consciência étnica política da juventude mato-grossense se deu num momento de grande transição política, fora do âmbito escolar. O capital cultural das famílias desses jovens teve um papel importante na formação étnica política dessa geração. As mesmas têm mostrado consciência de sua identidade política e racial, mostrado que foram construindo estas identidades a partir de relações com outros indivíduos e instituições. Algumas deixaram claro que sofreram discriminações raciais e utilizaram essas discriminações como base para construir a sua consciência étnica e política.
CONCLUSÕES:
o projeto tem demonstrado capacidade de atingir os objetivos e criar espaços para a valorização de populações até então menosprezadas pela história oficial.
Instituição de fomento: Fundação Ford IFP
Palavras-chave:  Educação; Memória; Consciência Étnico-política.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004