IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A ELABORAÇÃO DE HIPERTEXTOS BASEADOS EM MAPAS CONCEITUAIS: UMA FORMA DE CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET
Adriana Paula Borges 1   (autor)   adrianapaula25@uol.com.br
Silvia Maria Farani Costa 2   (colaborador)   silvia@sim.lme.usp.br
Wanderley Carneiro 3   (colaborador)   wdcarneiro@uol.com.br
1. Faculdade Montessori de Educação e Cultura - FAMEC
2. Centro Universitário FIEO
3. Faculdade Morumbi Sul
INTRODUÇÃO:
A educação a distância baseada em conteúdos dispostos na internet, pode ser definida como uma metodologia de ensino amplamente divulgada na atualidade, que passa por um momento de adaptações e estudos, na tentativa de atender à demanda educacional existente. Esta divulgação se deve, entre outros fatores, ao aumento na largura de banda e uma maior difusão da internet (Borges, 02). Porém uma das deficiências existentes em cursos de educação a distância é o conteúdo educacional, que ainda não aproveita o potencial da tecnologia, sendo compartilhado como livros com hiperlinks, semelhantes ao material tradicional existente em papel.
A proposta deste estudo é a elaboração de hipertextos, baseados em mapas conceituais, para oferecer ao estudante um conteúdo educacional mais eficiente, podendo contribuir efetivamente com o ensino presencial ou à distância. No hipertexto existem inter-relações (Melo, 01) com outros textos e informações diversas sobre diferentes assuntos. Os mapas conceituais, desenvolvidos por Joseph Novak (Novak, 77), são uma forma visual organizada para representar o conhecimento, baseados nas diretrizes construtivistas de ensino e aprendizagem, cujo desenvolvimento original visava o suporte à aprendizagem significativa (Ausubel, 68).
Neste contexto, o grande objetivo é a contribuição na elaboração de conteúdos educacionais em hipertexto, com base em mapas conceituais, que facilitem o ensino e a aprendizagem, para cursos a distância baseados na Internet.
METODOLOGIA:
Para que este estudo fosse possível, uma turma de segundo do curso superior de Sistemas de Informação da Faculdade Montessori de Educação e Cultura foi dividida em pequenos grupos de trabalho. Em um primeiro momento foram realizadas as explanações necessárias ao que diz respeito à elaboração de sites em HTML (hypertext markup language), bem como à construção de mapas conceituais e a interligação entre as duas ferramentas de trabalho.
Em seguida cada grupo escolheu um tema para elaborar o mapa conceitual. No início os alunos realizaram um brainstorm para facilitar a elaboração do mapa, destacando as palavras que mais representavam os conceitos que estariam divulgados no site. Tanto o mapa conceitual quanto, posteriormente, o site foram desenvolvidos colaborativamente entre os alunos dos grupos, nas aulas presenciais, usando também, como forma de comunicação o correio eletrônico.
Na última parte do projeto, cada grupo apresentou o site elaborado justificando a disposição das informações baseadas nos mapas conceituais desenvolvidos por eles. Os grupos se encarregaram da elaboração de um roteiro de desenvolvimento de conteúdos hipertexto visando registrar a experiência e incentivar os demais alunos a refletir sobre a importância do conteúdo disponível na Internet. Vale destacar que esse é um estudo experimental cujo objetivo está centrado no desenvolvimento de documentos hipertextuais para o ensino via internet.
RESULTADOS:
Os estudantes construíram mapas conceituais e elaboraram conteúdos educacionais de mini-cursos, disponibilizados na forma de sites, de acordo com os temas escolhidos por eles, com o grande objetivo de desenvolver conteúdo educacional de qualidade. Foram levantados os problemas, dificuldade na elaboração dos mini-cursos bem como a validade do resultado final, depois da conclusão do trabalho.
Foram discutidos diversos pontos relacionados aos cursos a distância e ao conteúdo disponíveis na atualidade seus conteúdos. Segundo os estudantes de graduação do curso de Sistemas de Informação, um ponto que merece atenção é a avaliação do conhecimento e as regras para essa avaliação, que seria uma ferramenta para medir a eficiência do método utilizado para desenvolver conteúdos educacional. Foram discutidos também: a importância do planejamento de um curso, presencial e à distância, e a diferença entre as necessidades dos alunos que acessam conteúdos educacionais virtuais.
Além da visão crítica dos alunos com relação aos cursos à distância, foram apontados também pontos de melhoria no ensino presencial e eles se propuseram a elaborar, com o auxílio dos professores responsáveis pelas disciplinas, mapas conceituais para facilitar o estudo, uma vez que a organização visual auxilia na compreensão dos assuntos estudados.
CONCLUSÕES:
Através deste estudo foi possível constatar que os mapas conceituais, que não se restringem apenas a um autor ou bibliografia, torna o curso mais flexível, podendo ser modularizado para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos de cursos a distância e também aos cursos presenciais.
Ainda há muito que fazer para melhorar a qualidade do ensino a distância ou modificar o estilo do conteúdo educacional existente e a forma como é disponibilizado. Este estudo despertou a conscientização dos possíveis futuros desenvolvedores de sites, os alunos do curso de informática, que se sentiram motivados em explorar outras técnicas auxiliares na elaboração de conteúdo educacional.
Em uma nova experiência serão testados: o desenvolvimento de conteúdo hipermídia (que reúne hipertexto e imagens estáticas, imagens em movimento, sons) para facilitar ainda mais a aprendizagem daqueles que estão distantes dos professores ou tutores.
Instituição de fomento: Faculdade Montessori de Educação e Cultura
Palavras-chave:  ensino-aprendizagem; educação a distância; conteúdos para internet.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004