IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
MACROFAUNA INCRUSTANTE DO MESOLITORAL DE SUBSTRATOS DUROS NÃO CONSOLIDADOS DA BAIA DE BENEVENTES. II - COSTA AZUL E NAMORADOS (IRIRI)
Wagner G. Villa Verde 1   (autor)   wa_villa@yahoo.com.br
Luciana Falci T. Rodrigues 1   (colaborador)   biofalci@hotmail.com
Gilson Alexandre de Castro 1   (orientador)   gilalex@zaz.com.br
1. Depto. de Zoologia, ICB, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
INTRODUÇÃO:
Um dos ambientes estudados, com condições ambientais um pouco diferentes daquelas das paredes verticais, é formado por blocos de pedras soltas de vários tamanhos em frente a costões rochosos e que podem ocupar áreas extensas. Estes blocos abrigam uma comunidade constituída principalmente por algas, em sua face superior, e de invertebrados sésseis ou sedentários na face inferior. Herbívoros ou predadores vagéis também fazem parte desta comunidade. Perturbações são freqüentes devido à movimentação das pedras dependendo das condições do tempo e do mar. Este último expõe os organismos da face inferior a predação ou dessecação em maré baixa e os da face superior ao sufocamento e à falta de luz necessária à fotossíntese no caso das algas.
A região entremarés tem sido um dos ambientes de destaque no estudo das comunidades bentônicas, pelo fato do fácil acesso e os organismos que habitam ficarem expostos nas marés baixas de modo que permita a coleta dos mesmos. O objetivo do presente estudo diz respeito à caracterização da fauna em termos de composição e abundância de espécies sésseis, sedentárias e vágeis, caracterizações iniciais do hidrodinamismo, capacidade de abrasão da areia e porosidade das pedras.
METODOLOGIA:
As pedras no costão constituem um substrato discreto, de tamanho definido, o que propicia o estudo da influência da área disponível para a comunidade. Como área disponível, foi considerada somente a área da face inferior de cada pedra, sendo esta a medida do "tamanho" da pedra.
Para amostragem foram selecionadas 10 unidades (pedras) amostrais de 800cm2 do mesolitoral, sendo cinco do estrato superior e cinco do estrato inferior, analisando a área da face inferior de cada pedra nos costões das praias dos Namorados e Costa Azul, localizadas no balneário de Iriri, durante a maré diurna de sizígia nos dias 20 de setembro de 2002 e 25 e 26 de outubro de 2003.
Estas foram escolhidas por serem semelhantes aos utilizados em outros trabalhos e se encontrarem disponíveis nos locais de estudo. Foram amostradas dez pedras. Para cada uma das pedras fez-se uma listagem de todas as macroespécies (com diâmetro maior que 1 mm) sésseis que pudessem ser individualizadas pelo menos ao nível de morfoespécie.
As amostras são colocadas em vidros com anestésicos (Mg2Cla 7,5% ou resfriamento) por cerca de 2 a 3 horas e depois em formol a 10%. No laboratório de Anelídeos, moluscos e equinodermos são triados e transferidos para álcool a 70% para conservação.
As análises estatísticas utilizadas na avaliação das comunidades são: densidade total e o índice de Brillouin.
RESULTADOS:
Os resultados apresentaram desde espécimens sésseis, sedentário até organismos vágeis, expressos de sete a treze taxa, caracterizando-se por Porífera, Cnidaria, Turbellaria, Sipuncula, Polychaeta, Nemertea, Polyplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Ofiuroidea, Crustacea, Pycnogonida e Bryozoa. Esta variabilidade de taxa, sob cada pedra, provavelmente está incrementado pela heterogeneidade de micro-ambientes encontrados. Assim como a localização da pedra em relação ao nível e altura da maré poderá estar influenciando a diversidade dos taxa. Quanto ao hidrodinamismo, capacidade de abrasão e a porosidade das pedras estes tem sido analisados não constatando ainda relevâncias significativas.
CONCLUSÕES:
É importante considerar que, através da realização de estudos de maior tempo, poderemos obter resultados que poderão evidenciar sobre a preservação do ambiente.
Instituição de fomento: UFJF, ICB, Depto, de Zoologia
Palavras-chave:  macrofauna; substratos; mesolitoral.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004