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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A EDUCAÇÃO CONTINUADA E A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES
Delba Guarini Lemos 1   (autor)   mestrado@sg.universo.br
1. Mestrado em Educação, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
INTRODUÇÃO:
Introdução: A pesquisa procura discutir o problema da formação de professores –formadores do programa de Alfabetização Solidaria (PAS), hoje, transformado em ALFASOL. Tem por Objetivo identificar a política de educação de jovens e adultos (EJA), à luz da metodologia de educação continuada e a distância e propor estratégicas de estudos independente e individualizado, para professores-formadores desse Programa. A relevância da pesquisa se traduz pela oportunidade de democratização do saber oferecida a esse tipo de população, por meio de educação a distância. O referencial teorico se apoia, sobretudo, na participação dialógica de Paulo Freire e no agir comunicativo de Habermas. Entende-se que educação continuada é educação pela vida toda (lifelong learning) e, pode-se inferir que só um processo de educação aberta e flexível como a educação a distância, poderá atender ao trabalhador em suas múltiplas atividades em permanente mutação e aos professores formadores desse processo que passarâo a ter competência como o conhecimento da psicologia do adulto, a formação continuada e permanente, a educação a distância em espaços sociais diwersificados e metodologia flexíveis para a orientação do processo ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
Metodologia : A população-alvo é caracterizada por professores leigos , jovens e adultos, com capital cultural bastante diferenciado oriundos de municípios com alto índice de analfabetismo e, que procedem de várias regiões do país. O estudo baseou-se em pesquisa documental e na aplicação de questionários e realização de entrevistas com os dirigentes do Programa e com a população-alvo,
Proveniente de municípios dos Estados do Ceará e do Piauí, assistidos pela Universidade Salgado de Oliveira –UNIVERSO
O questionário, na 1ª parte, levantou dados pessoais da clientela e de sua formação escolar e, na 2ª parte investigou a receptividade desse grupo, para receber material institucional na modalidade de educação a distância.
RESULTADOS:
A população –alvo é constituída por professores –formadores, oriundos de municípios do Ceará e do Piauí, Essa população é, predominantemente formada por jovens e adultos, na sua maioria com 20 anos e menos. A sua formação escolar encontra-se centrada naqueles que possuem 1º e 2º graus completos, sendo que o contigente que possuir o 2º grau normal é de, apenas, 27%, logo a grande maioria é de professores leigos, Essa população mostrou-se interessada em estudar conforme seu ritimo próprio e em local de trabalho e / ou da residência. Mostrou-se, também, receptivo a programas de rádio e de vídeos educativos que os ajudassem em sua formação, bem como no recebimento de material impresso para a auto-aprendizagem e aprendizagem individualizada e independente.
CONCLUSÕES:
Em função dos resultados foram sugeridas estratégias quanto ao material impresso,programas de rádio e vídeo educativo,como forma de atingir essa população, no sentido de oferecer-lhe mecanismos de auto-aprendizagem.
Conclui-se que o material impresso, como forma de apoio à aprendizagem autônoma, nos programas de EAD, é considerado de real valia para o aluno que com ele interage, estabelecendo uma forma afetiva de relação, o que torna o processo de aprendizagem mais rico e significativo.
O material impresso mediatiza a relação aluno-tutor ou orientador da aprendizagem. Não sendo construído de forma rígida, permite a flexibilidade necessária para que o aluno exercite a sua criatividade e a sua capacidade crítico-reflexiva, no momento em que alia sua experiência anterior e é livre na consulta de fontes diversas de informação, para elaborar as respostas às indagações formuladas.
Reforça-se a cumplicidade autor-leitor assegurada através do texto impresso,que permite ao aluno mergulhar no universo do autor e sentir e assimilar suas posições, pensamentos e emoções em relação ao conteúdo apresentado.
Para tanto, faz –se mister a construção de um saber pessoal ,fruto de uma atuação crítico-criativa na observação do material impresso, com base na investigação, como condição essencial para que se evite a perpetuação das rotinas, o que invibializaria a formação de um saber autônomo e a expressão do conhecimento à luz da criatividade.
Palavras-chave:  Professores Formadores; Educação Continuada e a Distância; Material Instrucional para EAD.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004