IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CULTURA CORPORAL E MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Telma Cristiane Gonsalves Silva Hupsel de Aguiar 1   (autor)   cristelamor@bol.com.br
Soraya Corrêa Domingues 1   (autor)   socodo@ig.com.br
Celi Taffarel 1   (orientador)   taffarel@ufba.br
Ney Santos 1   (co-orientador)   santosney@ig.com.br
Quênia Carvalho Ribeiro 1   (colaborador)   quenia.ufba@bol.com.br
1. FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa é uma investigação de estudos e vivências práticas acerca da Cultura Corporal e Meio Ambiente e das possibilidades contribuição na reconceptualização do currículo de formação de professores do estado da Bahia.
Os conteúdos tratados na formação de Professor, não consideram as contradições presentes nas relações homem e meio ambiente. A conseqüência social desta falta de abordagem é a exclusão/ negação de conhecimentos contemporâneos e de relevância na formação de crianças e jovens. A falta desta abordagem de caráter interdisciplinar compromete a possibilidade de compreensão e intervenção nas situações de problemáticas concretas da vida.
Partindo do pressuposto que a atual forma de organização das relações de produção acentua a tendência à destruição do meio ambiente e que, estas relações se mantém e se reproduzem no interior dos currículos, por mediações na organização do trabalho pedagógico, propomos alterações no trato com o conhecimento sobre homem e meio ambiente.
O objetivo é alterar o trato com o conhecimento nos cursos de formação de professores da FACED/ UFBA através da proposta de construção da disciplina Cultura Corporal e Meio Ambiente. Tal proposição insere-se no Projeto Piloto da UFBA denominado Atividade Curricular em Comunidade, experiência que integra ensino-pesquisa-extensão. O eixo articulador do conhecimento é a prática pedagógica em torno da problemática significativa homem e meio ambiente.
METODOLOGIA:
A concretização da proposta de implementação da Disciplina Cultura Corporal e Meio Ambiente pelo departamento de Educação Física permitiu aos professores, estudantes e pesquisadores da graduação e da pós-graduação, a construção da reorganização da prática pedagógica em torno da problemática significativa homem e meio ambiente: relações e contradições na perspectiva de sistematizar conhecimentos críticos superadores.
A pesquisa se desenvolveu durante três semestres letivos, este tempo pedagógico permitiu a construção metodológica a partir dos seguintes passos: o primeiro foi, a preparação e levantamento de dados práticos – teóricos para a compreensão e intervenção no espaço tempo social onde se realizaram as vivências; o segundo, o planejamento das vivências e seminários interativos e das técnicas de coleta de dados; o terceiro, a intervenção, inter-relação com a comunidade, através de seminários interativos acerca da cultura corporal e meio ambiente e suas relações com a educação; o quarto, a realização do estágio de vivência interdisciplinar com oficinas, seminários, cursos intensivos – durante um semestre letivo; e o quinto, a elaboração teórica científica dos resultados desta pesquisa.
As atividades foram desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia, na Região do Recôncavo de Salvador, Bahia, em áreas públicas de lazer e recreação, escolas, áreas de preservação ambiental e de turismo e ecoesporte.
RESULTADOS:
A pesquisa trouxe como resultado, a realização da Disciplina Cultura Corporal e Meio Ambiente como uma Atividade Curricular em Comunidade, inserida no Departamento de Educação Física e no programa piloto da Universidade Federal da Bahia articulando ensino, pesquisa e extensão em diferentes cursos. A disciplina buscou através da reorganização do trabalho pedagógico contribuir com a reformulação do currículo de formação de professores da Universidade Federal da Bahia.
As etapas básicas realizadas neste trabalho foram: implementação e acompanhamento do projeto; divulgação do projeto, mobilização da comunidade; diagnóstico da realidade; construção dos instrumentos para coleta e sistematização de dados; elaboração de projetos participativos; participação em seminários mensais interativos; avaliar o processo e seus resultados; sistematização de todo o material coletado em campo; elaboração de relatórios. Entre outras produções: produção de relatório técnico científico elaborado individualmente pela equipe de 30 estudantes, a serem publicação em periódicos e exposição em eventos científicos e nos seminários interativos na comunidade; produção coletiva de material didático em forma de vídeo e ploter para trabalhar as problemáticas significativas da prática pedagógica dos profissionais de diferentes áreas do conhecimento; dissertação de mestrado sobre cultura corporal e meio ambiente: proposta inovadora para a formação de professores; um projeto de doutorado na área de educação ambiental.
CONCLUSÕES:
Todas estas atividades que inter-relacionaram alunos da graduação e da pós-graduação e participantes do Projeto Cultura Corporal e Meio Ambiente, constituem atividades de ensino e de pesquisa, pois permitiram a elaboração científica na abordagem de problemáticas significativas, tanto para os estudantes quanto para os demais envolvidos no processo educativo.
A confrontação com dados da realidade, a organização de instrumentos para coleta de dados, a sistematização e interpretação critica dos dados e, por fim, a exposição, propositiva caracteriza outra perspectiva de ensino e pesquisa que supera os limites do ensino tradicional, de caráter reprodutivista, bancário, como diria Paulo Freire. Apresentamos aqui uma proposta empírico-analítica que entende o pesquisador não como um ser onipotente, não questionável e os demais meros auxiliares ou objetos investigativos, mas sim como um agente que constrói juntamente com a comunidade soluções para as problemáticas significativas investigadas nesta realidade.
Professores, alunos e participantes assumem responsabilidades na produção e desenvolvimento das ações e as elaborações teóricas são exigidas de todos. Portanto, busca-se superar a perspectiva fragmentada e divisionista entre uns que pensam e outro que fazem, esta pesquisa evidenciou que é possível desenvolver através da autogestão, autodeterminação e autonomia dos estudantes o conhecimento científico a respeito da Cultura Corporal e Meio Ambiente.
Instituição de fomento: CNPq, CAPES
Palavras-chave:  Formação de professores; Cultura Corporal; Meio Ambiente.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004