IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
REFLEXÕES SOBRE FRAUDES CIENTÍFICAS
Aline Rosado 1   (autor)   aline@dfi.uem.br
Iara Frangiotti Mantovani 1   (autor)   ifmantovani@yahoo.com.br
Marcelo Freitas de Andrade 1   (autor)   mfre@bol.com.br
Marcos Cesar Danhoni Neves 1   (autor)   macedane@yahoo.com
Renato Martin Fukui 1   (autor)   
Roseli Constantino 1   (autor)   rosely.fis@bol.com.br
1. Depto. de Física, Universidade Estadual de Maringá - UEM
INTRODUÇÃO:
A ciência construída no decorrer de muitos séculos, mediante contribuições de um sem número de pessoas, tem sido palco de acontecimentos que de maneira alguma supõem-se ser a primeira imagem que nos vem à mente quando se discute esta atividade. A investigação metódica e puramente racional, características da pesquisa cientifica, deveria produzir uma fiel representação (no caso dos métodos aplicados serem competentes para tal) do fenômeno a ser pesquisado. O que dizer de processos onde há a interferência de fatores pessoais por parte do condutor da pesquisa? Em tal estado de coisas, a confiabilidade dos resultados é perdida, pondo abaixo os requisitos básicos da investigação cientifica. Muitos foram, na história da ciência, os momentos em que um fator não era revelado para que um dado fenômeno tivesse explicação satisfatória, como no caso "John Keely" e sua máquina de moto perpétuo, apresentada à comunidade científica em 1872. Descobriu-se, posteriormente, ser uma fraude. Para citar algo mais recente, temos o caso do físico alemão Jan Hendrik Schon, que forjou gráficos com a intenção de superdimensionar os resultados de sua pesquisa com supercondutores. A discussão acerca de tema dessa natureza se faz necessária, haja vista a indissociação entre sociedade e ciência. Temos como propósito discutir casos nos quais a verdade foi distorcida para fins de benefício próprio e de que forma isto contribuiu e contribui para a atual estrutura da carreira científica.
METODOLOGIA:
Mediante a análise de notórios casos (os dois anteriormente citados, o "homem de Piltdown", os raios-N, etc.) envolvendo a comunidade cientifica em fraudes, disputas por primazias e busca por reconhecimento a qualquer preço, discutimos, de forma não pontual, os motivos pelos quais a ciência é afetada por atitudes dessa natureza, enfatizando os casos mais polêmicos. Analisamos os contextos nos quais as fraudes ocorreram, com o intuito de localizar fatores comuns cometidos. Fizemos ainda uma discussão sobre injustiças cometidas ao longo da história da ciência e da tecnologia (Rosalind Franklin, Cesar Lattes, Hercule Florence, etc.).
RESULTADOS:
A análise e discussão dos casos em questão levaram-nos, a priori, à constatação de que as áreas nas quais as fraudes são mais freqüentes são as que estão ou estavam na vanguarda da pesquisa nas várias áreas da ciência, pois estas são de conhecimento restrito a poucos pesquisadores, dificultando assim o estabelecimento da verdade. Além disso, a vinculação de determinada pesquisa a um financiador interessado num resultado que lhe favoreça, faz com que a pesquisa não decorra de forma isenta. Na maioria dos casos estudados verificou-se a manipulação de dados no afã de se conseguir reconhecimento (financeiro e pessoal) além daquele que é de direito. Ao avançarmos na pesquisa, nos deparamos com uma diversidade muito grande de fatores envolvidos nos diversos casos estudados, o que nos mostrou ser de grande complexidade a identificação de fatores especiais presentes na maioria dos casos. As fraudes vão desde a supressão de dados discordantes com o resultado procurado até a alteração destes para dar margem a novas possibilidades de pesquisa.
CONCLUSÕES:
É fato que existam casos cada vez mais clamorosos envolvendo pesquisadores que sempre foram envolvidos numa aura de perfeição e que almejavam somente o saber, longe de toda a mesquinharia e imperfeições do caráter humano. Mesmo com o grande número de casos nos quais tentou-se ocultar a verdade, estes são considerados abomináveis e acabam por abalar a instituição ligada ao cientista e a ele próprio, perdendo a credibilidade no meio científico. E frutos passageiros e duradouros dessa situação nas instituições serão também descontidos.
Instituição de fomento: SESu - MEC
Palavras-chave:  injustiça; ciência; manipulação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004