IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
DIVERSIDADE MACROBÊNTICA DO MESOLITORAL DOS COSTÕES ROCHOSOS DA BAÍA DE BENEVENTES. III - COSTA AZUL E DOS NAMORADOS (IRIRI)
Luciana Falci T. Rodrigues 1   (autor)   biofalci@hotmail.com
Wagner G. Villa Verde 1   (colaborador)   wa_villa@yahoo.com.br
Gilson Alexandre de Castro 1   (orientador)   gilalex@zaz.com.br
1. Depto. de Zoologia, ICB, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
INTRODUÇÃO:
Em ambientes marinhos, habitats estruturalmente complexos, alojam maior número de espécies do que outros mais simples ou mais homogêneos, fornecem maior número de microambientes e são refúgios eficientes contra predadores. Em costões rochosos muitos desses habitats são representados por macrófitas e invertebrados sésseis.
Os costões rochosos, formados onde o mar se encontra com rochas do embasamento cristalino, representam o tipo predominante nas regiões sudeste e sul. As comunidades bióticas costeiras estão sujeitas não só aos stresses naturais como também aos stresses de origem antrópica, causados por diferentes fontes de poluição. Este trabalho objetiva caracterizar quali e quantitativamente a fauna bêntica entre-marés dos costões rochosos na Baia de Beneventes, suas flutuações temporais e incrementar um banco de dados a ser formulado.
METODOLOGIA:
As amostragens foram feitas na zona mesolitorânea (região compreendida entre o limite superior de Littorina ziczac Linné (Gastropoda, Prosobranchia) e o limite inferior de algas pardas perenes, nos costões rochosos da praia Costa Azul e dos Namorados, Iriri, ES nos dias 20/IX/2002 e 25 e 26/X/2003.
As coletas de dados são feitas numa transecção de 10 metros. O aparato amostrador, constituído de um quadrado de alumínio, com medida de 10 X 10cm. Os organismos retirados com auxílio de espátula, em 10 réplicas.
As amostras são colocadas em vidros com anestésicos (MgCl2 a 7,5% ou resfriamento) por cerca de 2 a 3 horas e depois em formol a 10%. No laboratório de Anelídeos, moluscos e equinodermos são triados e transferidos para álcool a 70% para conservação.
As análises estatísticas utilizadas na avaliação das comunidades são: densidade total, riqueza de espécies, freqüência relativa e abundância.
O processamento dos dados ocorreu com a adoção do índice de diversidade de Shannon, do índice de diversidade de Jack-knifing e do teste-T.
RESULTADOS:
Encontramos 6 taxa. Os costões analisados na praia Costa Azul e praia dos Namorados estão representados pelos cirripédios Chthamalus bisinuatus Pilsbry, 1916 e Tetraclita stalactifera (Lamarck, 1818); bivalves Brachidontes solesianus (Orbigny, 1846) e Perna perna (Linné, 1758), gastrópode Collisela subrugosa (Orbigny, 1846) e poliqueta Phragmatopoma lapidosa (Kinberg), com uma abundância de espécies variando de 421 a 847 espécimens e o índice de Shannon (H), tem demonstrado valores entre 0,305 a 0,446.
CONCLUSÕES:
Os resultados sobre abundância, riqueza e diversidade da região mesolitoral dos costões rochosos analisados são informações pioneiras para o litoral sudeste brasileiro, revelando características da ecologia e distribuição dos macroinvertebrados bentônicos encontrados que podem subsidiar futuros monitoramentos ambientais nestas regiões. Os próximos costões rochosos a serem estudados encontram-se nas cidades de Itaóca (praia Itaóca) e Anchieta (praia do Balanço), de modo a representar a densidade total, riqueza de espécie, frequência e abundância relativa da fauna bentônica dos costões rochosos da Baia de Beneventes (Espírito Santo).
Instituição de fomento: UFJF, ICB, Depto. de Zoologia
Palavras-chave:  costões rochosos; mesolitoral; macrobêntica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004