IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO DO PERFIL CROMATOGRÁFICO E MONITORAMENTO DE β-ECDISONA EM DIFERENTES AMOSTRAS DE GINSENG-BRASILEIRO
Isabel Duarte Coutinho 1   (autor)   b.coutinho@universiabrasil.net
Claudia Andrea Lima Cardoso 1   (orientador)   acardoso@nin.ufms.br
Maria do Carmo Vieira 2   (colaborador)   
Marisa Bento Martins Ramos 2   (colaborador)   
1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
2. Depto. de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
INTRODUÇÃO:
O gênero Pfaffia pertence a família Amarantaceae e possui cerca de 33 espécies distribuídas nas Américas Central e do Sul, sendo que no Brasil ocorrem 21 espécies encontradas nas formações florestais e campestres. São conhecidas como Fáfia, Acônito ou Ginseng-brasileiro. Devido a variedade de propriedades medicinais esta planta tem sido explorada comercialmente, principalmente, de forma extrativista.
O rizóforo de Pfaffia glomerata possui componentes que atuam na regeneração das células, na inibição do crescimento de células cancerígenas, na regularização das funções hormonais e sexuais e como bioenergético. β-ecdisona é um dos componentes de Pfaffia glomerata e apresenta ações tônica, anabolizante, estimulante da secreção biliar, anticolesterêmica, antiesclerótica, além de produzir efeito terapêutico na diabetes.
Algumas espécies de Pfaffia são comercializadas com denominação genérica de Pfaffia glomerata e/ou Pfaffia paniculata sem considerar que espécies diferentes podem apresentar diferenças inter-específicas, que podem definir perfis farmacológicos e toxicológicos distintos, em função das diferentes substâncias presentes.
O presente trabalho tem por objetivo analisar rizóforos, flores e folhas de Pfaffia glomerata cultivada por 18 meses e diferentes amostras comercializadas como ginseng-brasileiro, em função da presença e da relação entre os teores de β-ecdisona e de seu perfil cromatográfico geral.
METODOLOGIA:
A planta Pfaffia glomerata com 18 meses de idade foi obtida a partir de sementes da planta matriz cultivada no HPM (Horto de Plantas Medicinais) da UFMS, campus de Dourados-MS, e as amostras comerciais foram obtidas em farmácias de manipulação na cidade de Campo Grande - MS. Foram separadas as partes da planta (rizóforos, flores e folhas) de Pfaffia glomerata, as quais foram secas e trituradas e os extratos preparados através do processo de maceração. O mesmo procedimento foi empregado em 5 amostras comerciais. Para cada 100mg de amostra foram adicionados 4ml de metanol. Após três dias os extratos foram filtrados e secos. Outros solventes foram testados, mas o metanol mostrou-se mais adequado. O procedimento foi realizado em triplicata.
Os diferentes extratos dos rizóforos, flores e folhas de Pfaffia glomerata e das amostras comerciais foram analisados através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) nas seguintes condições: comprimento de onda de 254 nm, água-acetonitrila em sistema gradiente como fase móvel, fluxo de 1ml/min. Foi monitorado a presença e a relação de teor de β-ecdisona nos extratos analisados.
RESULTADOS:
Foi verificado a presença de β-ecdisona em todos os extratos da planta cultivada com 18 meses. Nas cinco amostras comerciais analisadas duas não apresentaram β-ecdisona. Foi traçada uma relação entre o teor de β-ecdisona nas diferentes amostras analisadas. Os galhos apresentaram 40% e a flor 63% a menos de β-ecdisona da quantidade determinada nos rizóforos da planta cultivada. Segundo informações técnicas as amostras comerciais foram preparadas com os rizóforos da planta, com isso também fizemos a correlação de β-ecdisona nestas amostras empregando o teor dos rizóforos das amostras de Pfaffia glomerata cultivada com 18 meses e foi verificado que nas três amostras que apresentaram esta substância a quantidade obtida foi de 98%, 97% e 87% menor que a obtida no rizóforo da planta cultivada.
CONCLUSÕES:
Das amostras comercializadas duas não apresentaram β-ecdisona e três apresentaram um teor pequeno em relação ao encontrado no rizóforo da planta cultivada com 18 meses. Os perfis cromatográficos apresentados pelas amostras comerciais foram diferentes entre si e também apresentaram diferenças comparando com as amostras cultivadas. Pode-se sugerir com isso que as amostras comerciais estão sofrendo processo de adulteração.
Instituição de fomento: UEMS-UFMS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Pfaffia glomerata; β -ecdisona; Ginseng-brasileiro.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004