IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
TABELA DE ALIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE CONSUMO ALIMENTAR
Emanuelle Rocha Paiva 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Monalisa Michela Aragão de Lira 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Vanessa Messias Muniz 1   (autor)   emanuellerp@yahoo.com.br
Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves 1   (orientador)   emanuellerp@yahoo.com.br
1. Depto. de Nutrição, Universidade fedral da Paraíba - UFPB.
INTRODUÇÃO:
A obtenção de dados concretos que quantifiquem a relação peso/medida volumétrica, bem como sua adequação aos utensílios de uso caseiro, é importante para a preparação de alimentos, pois é imprescindível a obtenção de produto com o mesmo grau de qualidade todas as vezes que são preparados. Quando se está atuando junto à comunidade e mesmo no treinamento dos discentes, depara-se geralmente com a dificuldade na qualificação dos alimentos através de métodos e utensílios acessíveis (populares). Pelo exposto, sentido a necessidade de uniformizar as medidas (caseira e em gramas) e valor calórico dos alimentos, o trabalho teve objetivo de construir um instrumento facilitador (tabela) na execução das tarefas dos profissionais que atuam na área de Nutrição e Dietética.
METODOLOGIA:
As análises que compõem o presente trabalho e que estão expressas nas tabelas, foram realizadas a partir das tabelas de composição química dos alimentos, existentes na literatura atual disponível, através da separação dos alimentos na seguinte ordem: frutas, hortaliças, raízes e tubérculos, leite e derivados,açúcares, gorduras, condimentos e bebidas. Foram considerados os valores crus e percapitas destes alimentos, assim como sua medida caseira e em gramas correspondente.
RESULTADOS:
Na tabela estão expressos os alimentos e seu valor calórico correspondente a cada medida caseira utilizada, apresentada em ordem alfabética e de acordo com cada grupo de alimento. A tabela é constituída de 226 alimentos, em média com 5 medidas caseiras correspondentes na forma de colher, xícara, fração e/ou unidade.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho mostrou que o desenvolvimento de uma tabela que contenha todos os dados necessários para a realização de uma conduta dietoterápica , tais como, a quantidade em gramas e medidas caseiras dos alimentos e valor calórico dos mesmos é muito importante, uma vez que torna-se mais prático para o nutricionista permitindo que este possa calcular uma dieta de maneira mais rápida e eficiente.
Palavras-chave:  composição; alimentos; medidas caseiras.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004