IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 3. Citologia e Biologia Celular
EFEITO DA ACRIDINA E DA CICLOHEXIMIDA SOBRE A GERMINAÇÃO DE Vicia faba (FAVA)
Flávia Dias Suassuna 1   (autor)   flaviasuassuna@hotmail.com
José Antonio Novaes da Silva 1   (orientador)   jantonio@dbm.ufpb.br
1. Depto. de Biologia Molecular, Universidade Federal da Paraíba – UFPB
INTRODUÇÃO:
A família Leguminosae conta com aproximadamente 650 gêneros, os quais distribuem-se em regiões tropicais e subtropicais. Vicia faba (fava) pertence a essa família. As sementes desta espécie apresentam um alto conteúdo protéico, baixo conteúdo de gorduras e ligninas e de produtos orgânicos não nutritivos, como os alcalóides, por exemplo. A germinação, que tem início com a embebição, ocorre sob a influência de fatores como luz e temperatura, e as características fisiológicas e estruturais da semente. Um dos eventos mais precoces durante a germinação é a ativação de amilases de alto ponto isoelétrico e acredita-se que estas e outras enzimas possam estar armazenadas no citoplasma para que sob estímulos ambientais iniciem os processos germinativos. O presente trabalho teve como objetivo verificar se inibidores de transcrição e de tradução interferem no processo de geminação.
METODOLOGIA:
Lotes contendo 40 sementes cada foram embebidos, por 24 horas, em uma solução contendo 10 mM de acridina e de cicloheximida. O controle foi embedido, pelo mesmo tempo, em água destilada. A qualidade fisiológica das sementes foi testada aferindo-se o teor de água pelo método da estufa a 1050C +- 30C por 24 horas e pelo ganho de massa fresca obtida por meio da absorção de água durante um período de 24 horas. A germinação foi realizada em estufa encubadora a 300-+ 10C com fotoperíodos de 12 horas de claro e 12 de escuro.
RESULTADOS:
Foi observado que as sementes empregadas apresentavam um teor de massa fresca de 14,9% que alcançou 391,2% após 24 horas de embebição. O padrão de absorção de água apresentou um padrão trifásico. O índice de germinação, das sementes embebidas em água, foi de 92,5%. O tempo médio de germinação foi de 24,6 horas.Os lotes tratados com cicloheximida ou acridina não germinaram.
CONCLUSÕES:
A porcentagem de água detectada sugere que essas sementes sejam classificadas como ortodoxas. O padrão de absorção de água e o índice de germinação indicam a boa qualidade fisiológica das sementes. A não germinação com acridina ou cicloheximida, inibidores da duplicação do DNA e de tradução, respectivamente, sugere, que na ausência destes eventos a germinação não ocorra e que as primeiras enzimas envolvidas e ou seus RNAm no processo não estão estocadas no cotilédone.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Vicia faba; Germinação; Embebição.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004