IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
ESTUDO DO COMPORTAMENTO PREDADOR - PRESA ENTRE Haementeria depressa (BLANCHARD) (HIRUDINEA, GLOSSIPHONIIDAE) E Biomphalaria straminea (DUNKER, 1840) (GASTROPODA, PLANORBIDAE) QUANDO EM GRUPO
Carla A. A.do Nascimento 1   (autor)   caanascimento@yahoo.com.br
Gilson Alexandre de Castro 1   (orientador)   gilalex@zaz.com.br
1. Depto. de Zoologia, ICB, Universidade Federal de Juiz de Fora
INTRODUÇÃO:
Vários estudos tem se ocupado com as relações existentes entre presas e predadores. Na maior parte dos animais a predação é um fenômeno do "tudo ou nada" em que o predador mata a presa e em seguida a consome em parte ou totalmente. Ainda não há relatos de estudos do comportamento alimentar das sanguessugas quando em grupo. Não se sabe se elas, no ato da predação, agem conjuntamente, ou cada uma por si. Em relação aos bionfalárias, também não foi observado se exibem estratégias de defesa diferentes quando estão em grupo. Estar em grupo pode evitar que o indivíduo torne-se uma refeição. O presente estudo tem como objetivos verificar se no ato da predação as sanguessugas agem em grupo e estudar o comportamento de defesa da bionfalária.
METODOLOGIA:
As espécies de Haementeria depressa (Blanchard) (Hirudinea, Glossiphoniidae) e Biomphalaria straminea (Dunker,1840) (Gastrópoda, Planorbidae) foram coletadas por meio de peneiras (malha 5mm), em valas nas Granjas Irmãos Fernandes, localizada no bairro Barreira do Triunfo (21° 39 6' lat., 43° 25 54' long., altitude 910 metros), da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com a finalidade de atender ao objetivo de predação em grupo, colocamos em recipientes plásticos (150 ml) cinco sanguessugas com o mesmo tamanho, ficando por três semanas até o completo esvaziamento dos cecos intestinais. Transcorrido este tempo, introduzimos no recipiente uma bionfalária, para o estudo da estratégia de defesa. O estudo desenvolveu-se no laboratório de anelídeos e moluscos do Departamento de Zoologia da UFJF. As observações foram semanais utilizando-se o método scan. Neste trabalho, utilizou-se de 60 horas para a observação do comportamento desses animais.
RESULTADOS:
As sanguessugas exibem comportamentos característicos como atividade e repouso. Como atividade observamos movimentos mede palmos e pendulares. Descreveu-se como repouso os comportamentos de flutuar, fixar-se na parede, no fundo e na concha. Notou-se que durante os dez dias, as sanguessugas ficaram mais em repouso do que ativas. Neste período de observação não houve predação. Para a B. straminea, também observamos atividade e repouso. Descrevemos como atividade os seguintes comportamentos: locomover pelo fundo e parede, recuar e projetar o corpo, balançar a concha, desviar da sanguessuga e saída de bolhas de ar. Os comportamentos de repouso foram fixar no fundo, na parede e flutuando. A B. straminea apresentou maior atividade. O comportamento de balançar a concha foi observado somente quando as sanguessugas estavam próximas ou explorando a concha.
CONCLUSÕES:
Observamos que as sanguessugas não apresentam comportamento alimentar diferenciado e que a sanguessuga não tem preferência por presas maiores ou menores a escolha é aleatória. Com isso sabemos que este trabalho não encerra o estudo sobre o comportamento destes invertebrados, mas ao contrário é apenas um passo no sentido de conhecer e investigar mais dados que permita uma melhor compreensão desses eventos.
Instituição de fomento: UFJF, ICB, Depto. de Zoologia
Palavras-chave:  predador; presa; grupo.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004