IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
CONTROLE DE NÍVEL POR COMPUTADOR
Danny Stywart Azevedo Chavarria 2   (autor)   stywart@click21.com.br
Ricardo Vinicius Linhares Medeiros 2   (autor)   ricardovinicius318@hotmail.com
José Henrique de Souza 1, 2   (orientador)   ricky@cefetrn.br
1. Prof Mestre do Depto. de Indústria, Centro Federal de Educação Tecnológica do RN - CEFET/RN
2. Pesquisador do Depto. de Indústria, Centro Federal de Educação Tecnológica do RN - CEFET/RN
INTRODUÇÃO:
A automação está presente na vida do homem desde as primeiras tentativas de dinamizar processos, buscando reduzir a jornada de trabalho e obter um maior rendimento de produção. Por base nesse pensamento foi desenvolvido o controlador de nível por computadores, este torna um processo independente da intervenção direta do homem, reduzindo o seu trabalho a monitorizarão de uma tela de computador.
O processo é todo desenvolvido em cima de um recipiente que simula um reservatório qualquer a que se deseja controlar, como um reservatório de petróleo. À medida que o nível varia, por motivo qualquer, os sensores detectam essas mudanças e informam ao sistema, onde um programa cuida de comparar o nível atual com níveis de referência para a partir desde ponto tomar uma decisão de aumentar ou diminuir o nível do recipiente. Estando em situações críticas de nível, serão enviados sinais do computador para circuitos elétricos que cuidarão de alertar ou intervir no processo.
METODOLOGIA:
Uma revisão da bibliografia foi realizada para situarmos o trabalho no contexto atual das pesquisas na área, possibilitando o redirecionamento da pesquisa uma vez que ficou clara a confecção de um protótipo para aferição das medidas e comprovação dos resultados teóricos.
A necessidade de interligar conhecimentos de diversas áreas dar o caráter multidisciplinar da pesquisa, permitindo colher informações das mais diferentes maneiras. O ponto de partida foi estabelecido como sendo a necessidade de controlar o nível de um reservatório através do uso de computadores, minimizando a interferência humana no processo e conseqüentemente a diminuição dos tempos de acesso ao sistema de controle.
O desenvolvimento de placas de aquisição de dados está bastante avançado e, de acordo com resultados preliminares, corroboram com a previsão de se ter uma tecnologia puramente nacional neste setor da engenharia.
Os testes realizados e os que ainda devem ser feitos estão a cargo dos alunos pesquisadores sob a orientação e supervisão do professor. Acredita-se que será possível a montagem de um equipamento de controle eficaz e barato que possa ser utilizados nas demais instituições de ensino superior, aumentando desta forma a quantidade de profissionais habilitados em tecnologia de ponta, além das melhorias advindas na qualidade de vida dos brasileiros.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos, através de simulações, atendem as expectativas, pois as situações que o sistema vêm se submetendo são o mais próximo possível das reais e se mostra com um desempenho satisfatório.
O uso do computador tem sido de grande ajuda, pois os ajustes que surgem no decorrer do processo são feitos no programa de controle, permitindo que os dados possam ser recebidos dos sensores e processados adequadamente a fim de tomar as decisões independentemente do operador.
O desempenho do sistema vem se mostrando coerente com os dados da literatura e apresenta um desvio médio inferior a 3%.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostram a viabilidade de implementação de um sistema de controle de nível por computador a preços acessíveis às escolas técnicas e universidades brasileiras, melhorando sobremaneira a qualidade e o padrão de seus egressos e conseqüentemente contribuir para o desenvolvimento de uma tecnologia genuinamente brasileira.
A automação vem se tornando uma solução bastante viável na resolução de dificuldades que surgem cotidianamente e se baseia no paradigma do controle inteligente de processos pelo uso de computadores capazes de processar as informações automaticamente, possibilitando a tomada de decisões em tempo real e, na grande maioria das vezes, sem interferência humana
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Automação; Programação; Controle.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004