IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
RESERVA DO CABAÇAL/MT - PERSPECTIVAS E PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO LOCAL
Flávio Gatti 1   (autor)   gattimsc@bol.com.br
Jandyra Luz Teixeira 1   (autor)   jandyra@cpd.ufmt.br
Rosângela Alves Sobrinho 1   (autor)   rosangela_avante@hotmail.com
Luiz da Rosa Garcia Neto 2   (orientador)   urbanus@cba.terra.com.br
1. Pós-Graduandos do Programa de Mestrado do Depto de Geografia  UFMT
2. Prof Dr do Programa de Mestrado do Depto de Geografia - UFMT
INTRODUÇÃO:
O turismo atualmente é uma das grandes atividades que colaboram com o desenvolvimento mundial, crescendo de forma equiparada a setores como informatização e telecomunicações. Não se pode contestar a enorme receita gerada por esta atividade, que se converte em divisas e renda para todos os países e regiões que bem aproveitam o potencial existente. O Brasil, país demarcado por enormes riquezas culturais e paisagens naturais vem desenvolvendo atividades ligadas ao turismo, fazendo com que haja o contato e a interação do homem dos grandes centros urbanos com o meio ambiente. Em Mato Grosso o turismo surgiu recentemente, a partir da descoberta de suas potencialidades, movido pelo fascínio e diversificação que a região oferece, como seu ecossistema, cultura e riquezas naturais. E neste contexto de diversidades, riquezas e potencialidades naturais que destacamos o Município de Reserva do Cabaçal. O presente trabalho apresenta indicadores que propiciam a avaliação da potencialidade turística, entre os quais destacamos os indicadores ambientais, turísticos de percepção e antrópicos, perfazendo uma projeção pautada em dados reais, no que se refere ao empreendimento turístico no município de Reserva do Cabaçal, Estado de Mato Grosso. Nesta análise, serão avaliados os investimentos necessários à implantação e melhorias na exploração do turismo local.
METODOLOGIA:
Foi adotada a pesquisa bibliográfica como base da fundamentação teórica; delimitação da área analisada; trabalho de campo e visitas in loco, com o objetivo de levantar e identificar os aspectos históricos, culturais, econômicos e político-sociais da localidade. Posteriormente foram identificadas e classificadas as várias formas de turismo através do estudo de cunho econômico, que investigou os reais benefícios que a atividade turística pode trazer ao município, analizando sua validade como elemento amenizador das diferenças regionais. Adaptamos ainda, a realidade encontrada aos atrativos naturais potenciais, inicialmente como parte integrante da "oferta turística original", através dos critérios de facilidade de acesso; resistência e/ou facilidade de implantação de infra-estrutura de apoio; poder de atração e possibilidade de diversificação dos tipos de atividades a serem realizadas.
RESULTADOS:
Reserva do Cabaçal é ponto de visitação obrigatório aos turistas, não só pela beleza natural mas também por sua tradição histórica. Em função de sua topografia, podem ser oferecidas trilhas para caminhadas, com diversos níveis de dificuldade, cachoeiras com piscinas naturais, cavalgadas com rotas diversas, pesca, raffting, rapel, escalada, balonismo, asa delta, rally, entre outros. Porém observamos na caracterização geral da área, que o município dispõe de pouca infra-estrutura turística, até por que, a potencialidade para sua exploração foi descoberta a pouco, não possuindo capacidade de acomodação e/ou alimentação para uma maior demanda turística. Nos principais pontos de visitação, não se encontram, postos de apoio, primeiros socorros e conscientização ambiental, bem como policiamento. Propomos então, a sensibilização de turistas e população local para a proteção do ambiente, de valores culturais e do patrimônio histórico. A atividade turística deve fixar um modelo de atuação por etapas, estabelecendo planos e programas com objetivos, metas e instrumentos definidos, com os quais se pretende impulsioná-la e integrá-la ao conjunto macroeconômico em que se encontra inserida. gerando empregos, renda e estímulo ao desenvolvimento econômico, possibilitando assim a melhoria de equipamentos urbanos e infra-estrutura, resultando em melhor qualidade de vida para a população e melhor condições de receptividade aos turistas; estimulando à comercialização de produtos locais.
CONCLUSÕES:
Há que se chegar a um modelo de planejamento que possa ser aplicado a região, que contemple a atual situação econômica, mercadológica, tecnológica e que procure se enquadrar às características da próxima década. A cidade é rica e oferece diversas formas de turismo, porém, necessita de um sistema de organização capaz de orientar a melhor aplicação dos planos e dos recursos, objetivando atingir seu desenvolvimento. É preciso frisar que a atividade turística não pode ser vista como a solução para todos os problemas, tampouco como uma solução imediatista, para que não haja o esgotamento de suas potencialidades naturais e se preserve o patrimônio para as futuras gerações. A característica básica dessa proposta é que o turismo, é um agente influenciador do desenvolvimento local, através de ações que para alguns são vistas como corriqueiras, para outros, ações como andar a cavalo, contemplar paisagens e praticar esportes é considerado como um fator de valorização da qualidade de vida, desenvolvimento local e regional. As pessoas que procuram esse tipo turismo entendem o conforto como secundário, buscando uma mudança de ambiente, um tipo de vida diferente, que lhes permita a recuperação de energias perdidas e um contato mais próximo com a natureza, um lugar não-massificado, diferenciado, bucólico, tranqüilo e sem ruídos, fatores estes em abundância no município.
Palavras-chave:  Desenvolvimento Sustentável; Turismo; Reserva do Cabaçal.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004