IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
COMUNIDADES DE MACROINVERTEBRADOS ASSOCIADOS A TRONCOS CAÍDOS
EM FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA
MINAS GERAIS
Clésio Castro da Silva 1   (autor)   clesio.bio@bol.com.br
Gilson Alexandre de Castro 1   (orientador)   gilalex@zaz.com.br
1. Depto. de Zoologia, ICB, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
INTRODUÇÃO:
A serrapilheira compreende todo o material animal e vegetal, precipitado ao solo nos ecossistemas florestais. Por abrigar comunidades importantes na ciclagem de nutrientes, tais locais merecem ser melhor conhecidos. As atividades dos invertebrados do solo determinam a dinâmica de ciclagem de nutrientes em uma mata, traduzida em degradação da matéria orgânica e retorno dos nutrientes ao ambiente. Um dos componentes da serrapilheira, troncos caídos merecem ser melhor conhecidos. Com o crescimento da população humana grandes áreas estão sendo desmatadas nas últimas décadas. Esta fragmentação aumenta drasticamente a quantidade de borda, modificando as condições abióticas do ambiente, a abundância e a diversidade de organismos que habitam nessas regiões. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variação taxonômica de macroinvertebrados do solo em três fragmentos de mata Atlântica, no município de Juiz de For a (MG).
METODOLOGIA:
Foram demarcadas três áreas distintas de 900 RMN de 2m, que foram subdivididas em nove sub-áreas de 10 X 10 m, delimitadas por fitas plásticas no seu limite. As áreas escolhidas foram mata do Krambeck (3.741.682 RMN de 2m) (estação I), sendo considerada a maior mata urbana particular que ocorre no Brasil, a segunda área foi a mata do campus da UFJF (3.600 RMN de 2m) (estação II) e a terceira área mata da Fundação Espírita Nosso Lar (20 hectares) (estação III). As três áreas são caracterizadas como mata Atlântica secundária semidecidual, com altitude entre 800 e 900m. As amostragens foram obtidas semanalmente, no período de maio de 2000 e julho a agosto de 2002, remexendo os troncos encontrados na superfície do solo, sendo cuidadosamente revirados, com auxílio de pequenas pinças de ponta reta, sempre no horário de 15 às 17 horas. Os espécimes quando encontrados eram colocados em câmara úmida, com éter para anestesia, e transferidos para vidros, contendo álcool a 70%. No laboratório foram separados e identificados até o nível de ordem. Os dados abióticos (temperatura, umidade relativa do ar e precipitação) foram anotados do 5 RMN de o Distrito Climatológico da UFJF.
RESULTADOS:
Quanto há diversidade biológica nos troncos em decomposição nas áreas estudadas, o filo Artropoda foi o mais representativo, provavelmente devido ao grande número de espécies deste táxon que ocupam neste nicho. Na estação I (mata do Krambeck) foram encontrados 22 grupos taxonômicos, enquanto na estação II (campus da UFJF) foram 16 grupos taxonômicos e na estação III (Fundação Espírita Nosso Lar) 19 grupos taxonômicos de macroinvertebrados. Os macroinvertebrados mais freqüentemente encontrados foram os taxa Coleoptera, Isoptera, Hymenoptera, Aranae, Ortoptera, Chilopoda e Isopoda, enquanto Collembola, Lepidoptera, Diplopoda, Blatoidea, Diptera, Siphonaptera, Dermaptera, Gastropoda, Oligochaeta e Turbellaria foram menos freqüentes. Os taxa Coleoptera e Aranae foram os que apresentaram o maior número de morfoespécies, enquanto Diplopoda, Lepidóptera, Isopoda, Colembola, Phasmida, Gastropoda, Oligochaeta e Turbellaria os que apresentaram apenas uma morfoespécie. A variação da temperatura ambiente foi de 17,7 RMN de oC a 27,8 RMN de oC e da umidade relativa do ar entre 37% a 82%, no entanto não ocorreram precipitações durante os estudos.
CONCLUSÕES:
Sendo três áreas impactadas, que ao longo dos anos não foram exploradas pelo homem, pode-se observar que na mata do Krambeck (estação I) uma maior diversidade em relação mata do campus da UFJF (estação II) e mata da Fundação Espírita Nosso Lar (estação III) de macroinvertebrados, que colonizam troncos caídos no solo, demonstrando um melhor oferecimento de biomassa a estes organismos dentre outras vantagens.
Instituição de fomento: UFJF, ICB, Depto. de Zoologia
Palavras-chave:  macroinvertebrados; troncos; fragmentos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004