IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DINÂMICA DE UMA POPULAÇÃO DE Amazona amazonica EM ILHA DA ORLA DE BELÉM, PA.
Leiliany Negrão de Moura 1   (autor)   leilianybio@yahoo.com.br
Hinglia Moura Rabêlo 1   (colaborador)   hinglia@yahoo.com.br
Paulo Cesar Rodrigues Costa 1   (colaborador)   paulo_psitacideo@yahoo.com.br
Maria Luisa da Silva 1   (orientador)   silva.malu@uol.com.br
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará - UFPA.
INTRODUÇÃO:
A Floresta Amazônica Brasileira ainda comporta 80% de sua distribuição original, possuindo a maior riqueza de psitacídeos do Brasil, 52 espécies, principalmente do gênero Amazona, com três espécies em extinção. Os psitacídeos são aves que vivem em bandos durante pelo menos parte do ano. Vivem em grupos pequenos, aos pares ou em bandos de até centenas de indivíduos. O presente estudo pretende fazer uma estimativa populacional da espécie Amazona amazonica da Ilha dos Papagaios, na orla de Belém, PA e a dinâmica de seus deslocamentos neste local utilizado como dormitório, considerando o registro da composição e tamanho de bando. A área de estudo foi a Ilha dos Papagaios 01º31’,37’’S; 48º30’,22’’W, situada no Rio Guamá ao sul de Belém, que é conhecida por ser o dormitório de uma população significativa de Papagaio-do-Mangue Amazona amazonica, espécie comum na região.
METODOLOGIA:
Os papagaios foram observados, de um barco de turismo movido a motor, durante visitas ocorridas no período de setembro de 2003 a fevereiro de 2004. Foram realizadas duas visitas semanais, uma pela manhã e a outra à tarde, entre os horários de 05h10 e 06h45 e 17h10 e 18h45, antes da aurora e do ocaso, posicionado o barco em um ponto onde é possível a visualização da chegada e saída dos papagaios. Foram anotadas datas, horários de chegada e saída, condições climáticas e a composição dos grupos – se chegavam isolados, em casais em grupos de três ou mais indivíduos - e número de indivíduos presentes. As contagens foram realizadas com o auxílio de binóculos Bushnell 10x50 por pelo menos três observadores, contando os indivíduos que passavam no campo de visão e tomando cuidado para não contar os mesmos indivíduos.
RESULTADOS:
Segundo os dados obtidos, o número médio de indivíduos contados foi de 864, entre os quais visualizamos 92,7% de indivíduos voando aos pares. Os papagaios foram vistos em todas as visitas entre os horários de 05h36 e 06h39 e 17h53 e 18h36. Apresentamos a distribuição da dinâmica temporal de chegada e partida dos papagaios no dormitório, comumente concentrada em 20 minutos, sendo que 64,1% dos papagaios chega após o ocaso e 64,95% parte antes da aurora.
CONCLUSÕES:
A chegada e saída dos papagaios no dormitório quando ainda está escuro relaciona-se com a estratégia de evitar a predação. Nossas observações também corroboram a favor da presença de comportamento monogâmico em Amazona amazonica, modalidade de acasalamento comumente encontrada em psitacídeos e demonstrada através da quantidade de indivíduos aos pares.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Psitacídeos; Estimativa populacional; Dinâmica de deslocamento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004