IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
UM ESTUDO DE PRAÇA NA MEMÓRIA COLETIVA
Anna Donato Gomes Teixeira 1   (autor)   
Joseni Pereira Meira Reis 1   (autor)   
Sofia Rebouças Neta Pereira 1   (autor)   
1. Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
INTRODUÇÃO:
(INTRODUÇÃO) O trabalho com história e geografia quando desenvolvido a partir do espaço de vivência do aluno torna-se mais significativo e envolvente e contribui para uma prática pedagógica mais viva e dinâmica. Buscando oportunizar ao aluno a possibilidade de construir uma percepção crítica e consciente das transformações espaço-temporais verificadas na organização do espaço físico urbano de Guanambi, é que nos propusemos a desenvolver um trabalho de pesquisa a partir do projeto da III unidade da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: Guanambi: espaço de luta e construção, escolhendo como sub tema para o 2º ano do Curso Normal  trabalho com praças  tentando assim, conhecer um pouco mais sobre a história de nossa cidade. Objetivamos pesquisar, algumas praças da cidade levantando dados sobre nomes, monumentos, época de criação e usos, que possibilitassem o encontro com a realidade local e suas contradições; a localização em mapas das ruas e praças visitadas e estudadas bem como a construção de maquetes e plantas permearam os trabalhos realizados com o intuito de promover a familiarização com a linguagem cartográfica.
METODOLOGIA:
(METODOLOGIA) Para despertar o interesse e a participação ativa no desenvolvimento do trabalho, utilizamos inicialmente, músicas e poesias que retratam a praça numa visão da subjetividade coletiva, carregada de significados e representatividade para os que usufruíram e vivenciaram desse espaço de diversas formas. Com o intuito de perceber e conhecer a estrutura e a utilização das praças promovemos aulas-passeio, conversas com moradores antigos, resgatando a sua história através de fontes iconográficas, observando os elementos constitutivos desse espaço. As turmas foram divididas em equipes orientadas a realizarem produções como: maquetes, memoriais, plantas, vídeos, produções literárias e fotografias. Para entender o conceito de praça, recorremos a Milton Santos, o espaço é uma acumulação de tempos e que neles se cristalizam as formas herdadas do passado, donde a importância da memória, mas também de perceber o presente como espaço. A observação, a reflexão e o relacionamento presente e passado do espaço urbano guanambiense a fim de perceber as marcas do tempo no espaço perpassou a metodologia utilizada.
RESULTADOS:
(RESULTADOS) As praças foram todas fotografadas enquanto eram observadas para a identificação de seus elementos constitutivos. Representações tridimensionais e bidimensionais através de maquetes e plantas respectivamente foram realizadas para localizações, cálculos de distâncias e análise da distribuição dos elementos físicos territoriais das praças. Os vídeos produzidos mostraram as praças como ponto de encontro das pessoas e como palco de manifestações sociais e culturais de uma determinada população. Um espaço amplo onde se encontram árvores, bancos, jardins, monumentos, quadras esportivas e vendedores ambulantes. A descrição das informações coletadas por meio de entrevistas, pesquisas, observações e análises são sistematizadas num memorial que relata toda a história da praça, possibilitando ao aluno a compreensão acerca das representações construídas socialmente pelos indivíduos e das relações estabelecidas entre esses indivíduos nesses espaços a fim de posicionar-se criticamente diante da realidade de hoje. Assim a praça, como a paisagem mais coletivamente urbana da cidade, foi objeto de pesquisa e de construção de conhecimento na medida em que as reflexões feitas a partir das descobertas realizadas serviram para que o aluno compreendesse que somos um agente da história e o quanto a história tem a ver com a nossa vida.
CONCLUSÕES:
(CONCLUSÕES) A realização desse trabalho permitiu a análise das transformações espaço-temporais de algumas praças e a percepção das relações estabelecidas pelas pessoas com esses lugares num processo de descoberta do conhecimento. O espaço mais significativo é o imediato, assim interrogando o meio em que vive é possível compreender e saber como os diferentes elementos estão relacionados uns com os outros para posteriormente pensar um espaço mais distante, um espaço global.
Palavras-chave:  praça; espaço; vivência.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004