IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E CITOTÓXICA DE Ferdinandusa goudotiana (Rubiaceae).
Denny William de Oliveira Mesquita 1, 2   (autor)   denny@inpa.gov.br
Cecilia Verônica Nunez 2   (orientador)   cecilia@inpa.gov.br
Orlando Libório Pereira Júnior 2   (co-orientador)   orlipeju@inpa.gov.br
1. Depto. De Química , Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Coordenação de Pesquisas em Produtos Naturais - INPA
INTRODUÇÃO:
Dentro da imensa biodiversidade encontrada na Amazônia, podemos destacar a família Rubiaceae; dentre os grupos de angiospermas, esta é uma das maiores, apresenta 44 tribos, 637 gêneros e 10700 espécies (RIBEIRO et al.,1999), dentre estas, poucas espécies foram estudadas.
Muitos produtos à base de "antioxidantes" são comercializados com alegações que, por bloquearem a ação dos radicais livres, podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer e várias outras condições associadas com o envelhecimento.
Os radicais livres promovem uma oxidação benéfica que produz energia e mata invasores bacterianos. Em excesso, entretanto, produzem uma oxidação prejudicial que podem danificar membranas e conteúdos celulares. Cada planta contêm centenas de substâncias químicas cuja presença é imposta por fatores hereditários e ambientais. Somente pesquisa à longo prazo bem conduzida pode determinar se alguma destas substâncias químicas, ao ser ingeridas, seriam úteis para prevenir qualquer doença.
Por todo o exposto, conclui-se que pesquisas com objetivos de detectar substâncias com atividade antioxidante em produtos naturais da região amazônica teriam uma dupla função social:
· Atuar sobre o controle das endemias que mais debilitam o povo da região amazônica;
· Fornecer subsídios para a implantação de industrias farmacêuticas e conseqüentemente, geração de empregos e ampliação da economia do Estado.
· Obtenção de patentes que possam ser revertidas em ganhos econômicos para a população da região.
METODOLOGIA:
Métodos fitoquímicos
As folhas estudadas foram coletadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural no município de Presidente Figueiredo/AM e secas a temperatura ambiente, pesadas e trituradas em moinho elétrico. Obtiveram-se extratos diclorometânico e metanólico os quais foram concentrados em rota-evaporador, sendo analisados por cromatografia em camada delgada comparativa de sílica gel usando-se diferentes sistemas de eluição.
Ensaios
A atividade antioxidante foi avaliada através de ensaio com 2,2-difenil-1-(2,4,6-trinitrofenil)hidrazila (DPPH).
O ensaio antioxidante com DPPH foi realizado através da borrifação da placa cromatográfica, previamente eluída e seca, com uma solução 0,2 % de DPPH em MeOH. Após 30 min. a placa adquiriu cor púrpura e, onde haviam substâncias antioxidantes, observou-se a coloração amarela (CUENDET, et al., 1997).
A atividade citotóxica para o ensaio com Artemia salina: os ovos desidratados de A salinasão colocados em água marinha artificial (35,0 g de NaCl por litro de água destilada). Após 48 horas as larvas estão no estágio apropriado para o ensaio. 10 larvas de A. salinasão colocadas em cada poço, de uma placa 8 x 4, com 20 µl de amostra são e 1980 mL de água marinha artificial. Todas as amostras são testadas em triplicata, assim como o controle positivo (Temefós) e controle negativo (solvente utilizado para dissolver a amostra). Após 24 horas realiza-se a leitura do teste para determinar a porcentagem de mortalidade.
RESULTADOS:
Atividade citotóxica
Os extratos metanólico e diclorometânico das folhas de Ferdinandusa goudotiana foram testados para a atividade citotóxica com Artemia salina, indicativo de possível atividade antitumoral, sendo que o extrato metanólico apresentou 100% de mortalidade para o microcrustáceo Artemia salina e o extrato diclorometânico foi inócuo.

Ensaio antioxidante
O extrato metanólico das folhas de Ferdinadusa goudotiana mostrou uma acentuada coloração amarela. quando revelada com DPPH, o que demonstra a presença de uma grande quantidade de substâncias com atividade supressora de radicais livres. O extrato diclometânico apresentou atividade mediana quando revelada no mesmo ensaio.
CONCLUSÕES:
O nosso estudo condiz com dados da literatura (RAMOS et al.,2003) onde várias substâncias que apresentam atividade citotóxica e antioxidantes estão relacionadas.
Instituição de fomento: INPA e FAPEAM
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensaio antioxidante; Ferdinandusa goudotiana; Ensaio citotóxico.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004