IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
VIVÊNCIAS DA PASSAGEM DE ALUNOS PELO AMBIENTE ESCOLAR: USO DA INFORMÁTICA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E DESENVOLVIMENTO DA AUTO ESTIMA
Maria de Fátima Aguiar Cordeiro 1   (autor)   fatima_aguiar@ibest.com.br
Maria Helena Pereira 1   (autor)   helena_pereira@uol.com.br
1. Profa EMEF Des. Achilles O. Ribeiro, Prefeitura do Município de São Paulo, SP
INTRODUÇÃO:
Ao longo dos oito anos que compõem a passagem do aluno pelo ensino fundamental ocorrem vários fatos e transformações importantes que marcam em sua personalidade traços característicos que o tornam um ser único. No decorrer desses anos, muitas vezes, os alunos passam pela escola sem avaliar o quanto suas vivências em sala de aula e nos diferentes espaços escolares criam uma identidade para o local onde estudam. Observando-se mais detidamente a etapa de vida pela qual passam os alunos do 4º ano do ciclo II do ensino fundamental, foi elaborado um projeto envolvendo as cinco turmas de 2003, em diferentes disciplinas, e que teve como um dos objetivos tornar mais expressiva essa passagem. Usamos para isso o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita e da utilização do computador como instrumento tecnológico para elaboração e montagem de textos e produção de imagens nas apresentações do PowerPoint. Foram selecionadas mensagens em prosa ou verso (resultados de criação e recriação), curiosidades e informações relacionadas ao contexto histórico de sua trajetória escolar de modo a desenvolver valores como responsabilidade, organização, cooperação, disciplina e solidariedade no trabalho em equipe.
METODOLOGIA:
Em sala de aula, cada educando preencheu uma ficha com informações e curiosidades a seu respeito. Tais dados foram organizados em áreas como: dados pessoais e familiares, atividades de lazer e de cultura, preferências musicais e literárias, objetivos para a vida adulta. Para cada categoria foi elaborado um roteiro de pesquisa a fim de selecionar e contextualizar fatos e acontecimentos marcantes para sua personalidade e para sua vida. No laboratório de informática educativa, foi criada uma apresentação em PowerPoint, onde cada categoria foi colocada em um slide. A ilustração foi feita a partir da pesquisa e seleção de imagens, músicas e recursos do aplicativo. De volta à sala de aula, foi solicitado aos alunos que desenvolvessem produções de texto em prosa ou verso que justificassem cada categoria. No sentido de garantir maior clareza e coerência, houve a revisão ortográfica e a orientação dos professores. Na etapa seguinte, no laboratório de informática, os textos foram digitados e as músicas gravadas. Na apresentação foram inseridos links que permitiam o acesso mais dinâmico às produções dos alunos. Para finalizar, cada educando utilizou a câmera digital e inseriu sua foto no trabalho. As apresentações dos alunos foram organizadas por classe e reunidas em um CD. Para visualizar o trabalho podíamos escolher a classe e o aluno. O CD representou um livro do ano, onde os alunos deixaram registrada sua trajetória.
RESULTADOS:
Houve um maior envolvimento com o processo de aprendizagem de leitura e escrita uma vez que os textos, criados e recriados pelos próprios alunos, tornaram-se significativos por estarem relacionados a temas de seu interesse. A forma de apresentação com os recursos do PowerPoint possibilitou uma melhor compreensão, visualização e integração das etapas do projeto tanto em sala de aula quanto no laboratório de informática educativa.
CONCLUSÕES:
Ao final do projeto concluímos que os alunos envolvidos perceberam que as habilidades desenvolvidas durante sua vivência escolar ajudaram a construir não só o retrato de uma turma ou grupo, mas também a personalidade da escola. Os resultados foram sentidos também no melhor convívio entre os diferentes grupos dentro de cada turma, pois cada indivíduo, ao se perceber como parte de um todo e passando a se auto valorizar, pôde transmitir novo significado à convivência com os demais. O uso do computador na elaboração, produção, montagem e apresentação de textos e imagens desenvolveu nos educandos a percepção de poderem ser atores e autores de sua própria história de vida.
Palavras-chave:  autobiografia; leitura e escrita; projeto de informática educativa.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004