IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
FORMAÇÃO DE MONITORES PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria de Fátima Aguiar Cordeiro 1   (autor)   fatima_aguiar@ibest.com.br
Maria Helena Pereira 1   (autor)   helena_pereira@uol.com.br
Ezilda Gonçalves 1   (colaborador)   
Jovenil Ferreira de Souza 2   (colaborador)   
1. Profa. EMEF Des. Achilles O. Ribeiro, Prefeitura do Município de São Paulo, SP
2. Prof. Prefeitura do Município de São Paulo, São Paulo/SP
INTRODUÇÃO:
É fato reconhecido pela sociedade que a tecnologia está presente e que seu uso se faz necessário não só no cotidiano como também na busca de conhecimentos e informações. Observamos que na unidade escolar onde trabalhamos são atendidos jovens, crianças e adultos de uma comunidade que tem acesso restrito às novas tecnologias. Havia a necessidade de um trabalho diferenciado para uma maior integração do laboratório de informática educativa com a sala de aula para que a aprendizagem fosse efetivamente significativa. Consideramos fundamental complementar a formação do educando através de atividades que promovessem autodisciplina, raciocínio e maior envolvimento com os estudos, ampliando assim sua atuação no espaço escolar. A idéia de criação de um grupo de monitores visava ampliar a participação dos alunos na preparação de atividades do laboratório de informática educativa e a compreensão de que as etapas de organização dos trabalhos requeriam, além de pesquisa, compromisso consigo mesmo e com o grupo. Compreender porque e para que estuda, tornando-se capaz de analisar criticamente sua postura, foi um dos objetivos para que os alunos estimulassem também o bom aproveitamento dos grupos que estavam sob sua orientação durante a monitoria. Com isso possibilitando que adquirissem maior capacidade de reflexão e responsabilidade nos diferentes caminhos para o acesso ao conhecimento.
METODOLOGIA:
Os alunos do 2º ano do ciclo II de 2003 foram convidados a participar do projeto “Formação de Monitores” e selecionados a partir de fichas de inscrição, que foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: dificuldades no acesso ao uso de computadores fora da escola; conhecimento do funcionamento e dos objetivos do laboratório de informática educativa; reconhecimento da importância de seu projeto desenvolvido durante o ano letivo anterior e interesse pelo computador como ferramenta de ensino-aprendizagem. O projeto foi organizado de forma que os monitores tivessem aulas destinadas à capacitação e horário disponível para acompanhar os alunos do Ciclo I do ensino fundamental, dentro do horário de funcionamento do laboratório, na presença do professor orientador de informática educativa. Durante o desenvolvimento do projeto, os monitores receberam treinamento mais aprofundado para uso dos softwares disponíveis no laboratório, para serem capazes de organizar roteiros para as turmas monitoradas, de fazer pequenos ajustes para impressão e/ou apresentação dos trabalhos desenvolvidos e de imprimir as atividades de acordo com a proposta de cada professor. No encerramento das atividades do ano letivo, os monitores ajudaram na organização da Mostra de Informática Educativa, participando da seleção, impressão dos trabalhos produzidos, da montagem dos painéis e das apresentações, bem como da confecção de convites e cartazes para a divulgação do evento.
RESULTADOS:
Houve um relacionamento harmonioso entre os alunos-monitores e seus monitorados, onde valores como: respeito, cooperação, dedicação, autodisciplina, entre outros, foram observados. Percebemos, também, o envolvimento e comprometimento responsável dos educandos no processo ensino-aprendizagem, que mostraram uma melhor compreensão dos objetivos do trabalho no laboratório de informática educativa, a partir de seu envolvimento nas etapas de criação, desenvolvimento e não apenas na execução de projetos.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento deste projeto, podemos concluir que houve um pleno exercício de cidadania por parte dos alunos da unidade escolar, pois se tornaram mais autônomos e perceberam o impacto positivo dessa mudança: os alunos-monitores apresentaram avanço progressivo na aprendizagem e mudança de postura diante dos grupos com os quais atuaram e de seu próprio grupo-classe, onde mostraram maior comprometimento e responsabilidade com o projeto desenvolvido; os alunos que foram monitorados pelos participantes do projeto sentiram-se mais motivados no desenvolvimento de suas atividades no Laboratório de Informática. A partir deste projeto, observamos uma valorização da escola por parte dos alunos, que participaram de projetos como dança e teatro promovidos por outros professores da unidade, incentivando os demais educandos.
Palavras-chave:  monitoria; informática educativa; projeto de informática.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004