IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
Processo de escolarização da Ginástica Olímpica em Alagoas: Memória e História
Eraulya Silva Nascimento 1   (autor)   eraulya@bol.com.br
Verter Paes Cavalcante 1   (orientador)   verterpaes@neoline.com.br
1. Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A história é um processo em contínua transformação, para conhecer algo, procura-se saber sobre sua história, como um modo de familiarização do investigador com o objeto, assim acontece no presente estudo, com o objetivo de resgatar a memória e a história da Ginástica Olímpica em Alagoas, revelando seu processo de escolarização e expansão como esporte na escola, levantando fatos e acontecimentos ocorridos na implantação e desenvolvimento desta, desde fins da década de 60 até a atualidade. Tendo como problema: Como aconteceu o processo de escolarização da Ginástica Olímpica nas escolas do estado de Alagoas e sua evolução nos métodos e objetivos de ensino, desde a sua implantação no fim da década de 60 até os dias de hoje? Sabendo de sua origem vinculada a prática militar na Alemanha com trabalhos desenvolvidos por Jahn (SOBRAL, 1985). No Brasil tem inicio com a colonização alemã, no Rio Grande do Sul, em 1824 como uma forma de lazer (PUBLIO, 1998). Aos poucos vai se inserido na escola e por volta de 1969, com a criação dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’S (VALENTE, 1994.) se consolidar nos currículos escolares por meio da Educação Física. Em Alagoas, este processo se repete, compreendendo a relevância da Ginástica Olímpica para o contexto social e pedagógico levando-se em conta que o esporte tem sido objeto de análises críticas através de diferentes matrizes teóricas, bem como, a necessidade de compreender a importância deste objeto de estudo para uma intervenção efetiva.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa de natureza histórica, orientada a partir da historia oral, que segundo Poirier et al (1995, p.86) é um testemunho vivido, que se pode conservar em arquivo ou publicar... A preocupação mais das vezes, é conservar para estudos históricos ulteriores a narração de acontecimentos importantes ou de modos de vida em vias de desaparecer. Os dados foram recolhidos e registrados através de fontes escritas como: bibliografias e artigos, na intenção de fundamentar as discussões e principalmente de fontes orais que foram adquiridas através de entrevistas, visando com estes depoimentos documentar um processo histórico, valorizando a memória e recordações de um grupo social que tenha vivido ou que detenha conhecimentos sobre o assunto a ser abordado, foram buscadas também fontes escritas na forma de documentos oficiais, atas de reuniões e súmulas de competições, mas não foi encontrado nenhum destes tipos de registros que permitam recuperar o passado, nem junto à federação, nem junto à secretaria estadual da educação, limitando os dados às fontes orais. As entrevistas foram previamente elaboradas, na perspectiva semi-estruturada, realizando questionamentos que sejam recortes no real, apenas para encaminhar suas lembranças, deixando que o entrevistado disserte sobre suas memórias. Foram entrevistados quatro professores de Ginástica Olímpica e com a devida autorização, as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas.
RESULTADOS:
A ginástica adquire fins pedagógicos e entra nas escolas de uma forma disciplinar, ocorrendo à consolidação e a valorização da ginástica geral através da Educação Física. Em Alagoas por volta de 1964 inicia-se, principalmente nas estaduais o que os entrevistados chamam de ginástica acrobática, é nela que a Ginástica Olímpica encontra suas raízes. Com a propagação desta modalidade, outros colégios decidem implanta-la, com maior ênfase os particulares, que vêem na esportivização uma maneira de adquirir status, tendo o esporte e os bons resultados de suas equipes em competições, um atrativo a mais para seus serviços educacionais superando rapidamente os resultados das escolas públicas. Quanto à pedagogia de ensino da GO nas escolas, mudou um pouco durante estes anos, tendo transitado entre a formação sócio-educativa e competitiva. Um fato preocupante hoje é a GO só ser encontrada em escolas particulares, restringindo o número de praticantes e estes são a maior parte meninas em fase de iniciação, havendo também a equipe alagoana com nível técnico baixo, porém são poucos atuantes e já há algum tempo não se encontram interessados pelo esporte no estado. Alguns fatos marcantes podem ser destacados como: Participações nos antigos JEB´s, Cursos com importantes nomes da GO brasileira, os Jogos Estudantis Alagoano e os Jogos da Juventude, a realização periódica de festivais, a ausência da Ginástica olímpica Masculina e a desorganização da federação.
CONCLUSÕES:
Com base nos discursos dos entrevistados pude constatar que a GO em AL entra nas escolas por volta de 1964-1966 como Ginástica Acrobática esta sendo predominante nas escolas publicas, com um caráter sócio-educativo, mais tarde recebe a denominação de Ginástica Olímpica e acompanhando o processo escolarização do esporte, entra nas escolas particulares, onde há a questão competitiva, porém ainda secundária. Com o passar do tempo a GO sofre diversas oscilações, em relação a número de praticantes e reconhecimento por parte da população alagoana. Atualmente esta modalidade só é encontrada em escolas particulares. O número pequeno de profissionais, até pela falta de estímulo e a forma deficiente que este é visto nas faculdades locais, a quase inexistência da Ginástica Olímpica Masculina, pela falta de profissionais interessados em desenvolvê-la e a escassez de material, pela falta de investimento são problemas que envolvem este esporte. No decorrer da pesquisa me deparei com algumas dificuldades, como: ter acesso a outras pessoas envolvidas no processo de implantação e consolidação deste esporte no estado, a falta de segurança em relação a datas, anos dos acontecimentos, o não acesso a documentos oficiais, que possam constar informações sobre a modalidade. Durante a construção do trabalho novas inquietações me surgiram, dicas dos próprios entrevistados foram ouvidas e acolhidos, assim não estando fechado.
Palavras-chave:  História; Ginástica Olímpica; Escolarização.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004