IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 2. Helmintologia de Parasitos
INFECÇÃO DE SAGÜI COMUM (Callithrix jacchus) POR Primasubulura jacchi sp.(Nematoda: Subuluroidea: Subuluridae) EM AMBIENTE NATURAL
Maria de Fátima de Souza 1   (orientador)   mfsouza@cb.ufrn.br
Hilton Daniel Alves Donato 2   (autor)   
Antonia Cláudia Jácome da Câmara 1   (colaborador)   antcla@cb.ufrn.br
Milena de Medeiros Clementino 3   (autor)   
Robson José da Silva 3   (colaborador)   
Carla Soraia de Castro 4   (colaborador)   
1. Profa. do Depto. de Microbiologia e Parasitologia, UFRN
2. Bolsista de Iniciação Científica
3. Graduando em Ciências Biológicas, UFRN
4. Pesquisadora do CNPq
INTRODUÇÃO:
O sagüi comum C. jacchus é um pequeno primata que se encontra amplamente distribuído no Nordeste do Brasil, desde o norte do rio São Francisco até o oeste do rio Parnaíba. Este animal tem sido alvo de pesquisas biomédicas dadas as similaridades filogenéticas, bioquímicas e fisiológicas com os humanos; tanto é assim que algumas espécies de parasitos tanto infectam o homem como esses primatas, como é o caso da espécie Giardia lamblia. Mas esses primatas se constituem hospedeiros de um número considerável de espécies de parasitos que não são compartilhadas com o homem, especialmente quando se encontram em ambiente natural. O presente estudo está sendo realizado no Parque Estadual das Dunas de Natal, um remanescente de Mata Atlântica, com um total de 1.172 hectares, sendo sete destes correspondentes a uma área de uso público denominada "Bosque dos Namorados". É nesta área que dois grupos de sagüis estão sendo monitorados e quando ocorre a morte de algum animal procede-se à necrópsia e a investigação parasitológica.
METODOLOGIA:
Até o momento foram realizadas necropsias de treze animais da espécie C. jacchus, sendo sete machos (dois filhotes, dois juvenis e três adultos) e seis fêmeas (todas adultas). O intestino de cada animal foi cuidadosamente aberto para a pesquisa de parasitos, que em caso positivo eram coletados, fixados em formol a 10% e examinados posteriormente. O conteúdo intestinal também foi coletado para exame e quando era escasso fazia-se um lavado com água destilada; em ambos os casos o material foi processado pela técnica da sedimentação espontânea. A fim de se comparar o aspecto morfológico dos ovos encontrados no útero das fêmeas com as formas biológicas do verme encontradas no intestino do sagüi procedeu-se à maceração de alguns exemplares de helmintos. Também foi feito o registro fotográfico, ao microscópio, dos parasitos adultos e das demais formas biológicas encontradas.
RESULTADOS:
Dois machos e duas fêmeas de sagüi, ambos adultos, apresentavam exemplares de helmintos do gênero P. jacchi. Em três casos a infecção pode ser considerada alta já que os animais apresentavam carga parasitária superior a trezentos vermes. Em todos os casos o número de vermes fêmeas é muito superior ao número de vermes machos. Ao exame microscópico o lavado intestinal apresentava larvas encapsuladas que devem pertencer a esse gênero. Essas formas podem ser consideradas escassas no conteúdo intestinal do sagüi quando comparadas ao número de exemplares de parasitos adultos.
CONCLUSÕES:
Os sagüis infectados por P. jacchi ou apresentavam escasso conteúdo intestinal ou quando esse estava presente era constituído por fecalomas. Isso parece sugerir que a alta carga parasitária fragiliza o animal a ponto deste animal reduzir o forrageio. Isso foi observado em um desses casos em que uma fêmea reprodutora de um grupo apresentava aparente dificuldade de alimentar-se o que inicialmente foi imputado ao colar de marcação. Mas após sua morte foi verificado que o colar estava colocado adequadamente e a hipótese explicativa para a anorexia nesse animal passou a ser imputada a intensa carga parasitária que albergava. Como se pode perceber também apenas animais adultos foram encontrados infectados; esse achado associado ao fato de que as cagas parasitárias eram altas, na maioria dos animais infectados, parece sugerir um mecanismo de autoinfecção interna.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Callithrix jacchus; Primasubulura jacchi; Helmintos de sagüi comum.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004