IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ESTUDO DE CONDIÇÕES DE USO PEDAGÓGICO DO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA
Vânia Lúcia Quintão Carneiro 1   (autor)   Profª Drª / vania@unb.br
Eudna Pereira da Silva 1   (autor)   eudnna@pop.com.br
Edileuza Ribeiro Sodré 1   (autor)   edileuzasodre@bol.com.br
Paula Carolina Vasconcelos Gontijo 1   (autor)   paulacarol@pop.com.br
Raquel Mary Costa Rufino 1   (autor)   raquelmary@pop.com.br
1. Depto. de Métodos e Técnicas, Fac. de Educação - UNB
INTRODUÇÃO:
A integração das tecnologias de TV e vídeo ao processo de ensino-aprendizagem significa introduzir outra linguagem, outro modo de pensar e perceber no espaço escolar. O que requer do professor desempenhar a nova função de protagonista dessa integração. Cabe ao professor se preparar para mediar a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento cognitivas, sociais, afetivas, emocionais dos alunos, que desenvolvem mais os processos intuitivo e associativo e têm dificuldades de lidar com processos relacionados à lógica, à análise. Mas a formação do professor seria condição suficiente para o uso do audiovisual em sala de aula? Este trabalho analisa condições de utilização pedagógica do audiovisual por professores que realizaram uma formação específica em audiovisual.
METODOLOGIA:
Realizou-se junto a um grupo representativo de professores de escolas públicas de diversas áreas do DF e entorno. O grupo foi formado por 44 professores que concluíram o Curso de Extensão Universitária TV na Escola e os desafios de hoje (MEC,UNIREDE) e se encontravam em sala de aula. O instrumento básico desta pesquisa consistiu na aplicação de um questionário amplo com questões abertas e fechadas num total de 52.
RESULTADOS:
Das escolas visitadas 75% possuem o Kit TV Escola ( antena parabólica, videocassete, televisor) e dessas apenas 27% estão em pleno funcionamento. O motivo mais apontado para o não funcionamento do Kit foi a falta de manutenção com 32%. Nesse contexto 57% das escolas visitadas possuem o acervo da programação do TV Escola, deste apenas 7% é atualizado. 68% dos professores afirmam ter aprendido a utilizar os materiais audiovisuais e 79% os utilizam em suas atividades pedagógicas com funções de motivação, informação e conteúdo, ilustração e meios de expressão. Constata-se que a maioria absoluta dos questionados (84%) afirmou que o curso provocou mudanças em seu modo de ensinar. Em geral, essas mudanças se relacionam-se a uma melhor atuação pedagógica.
CONCLUSÕES:
O curso de formação é condição necessária e fundamental para a utilização pedagógica do audiovisual. Mas não é suficiente por si só para viabilizar a utilização necessária. As condições mostraram-se mais graves em relação ao acesso do professor a equipamentos e materiais audiovisuais básicos. Os problemas apontados como mais graves decorrem da falta de manutenção/ assistência técnica dos equipamentos e de um profissional para gravar e organizar e disponibilizar os materiais para os professores. Apesar dessas dificuldades para utilização desse recurso audiovisual, constatou-se que 79% dos professores utilizam vídeos em suas atividades pedagógicas. O que já permite concluir que os profissionais envolvidos têm se esforçado para procurar meios adicionais de se trabalhar com o audiovisual, não se limitando ao acervo do TV Escola.
Palavras-chave:  tecnologias na escola; TV e educação; audiovisual na escola.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004