IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
A CONJUNTURA POLÍTICA LATINO-AMERICANA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
Douglas Ribeiro Barboza 1   (autor)   douglasbarboza@yahoo.com.br
Silene de Moraes Freire 2   (orientador)   silene-freire@ig.com.br
1. Bolsista Pesquisador do PROEALC, Departamento de Ciências Sociais, Faculdade de Serviço Social, UERJ
2. Profa. Dra. do Departamento de Ciências Sociais, Faculdade de Serviço Social, UERJ
INTRODUÇÃO:
O trabalho pertence a uma linha de pesquisa do Programa de Estudos de América Latina e Caribe, coordenado pela Profa. Dra. Silene de Moraes Freire. Na entrada do século XXI, pode-se perceber o reinado de regimes políticos democráticos que se instaurou em quase toda a América Latina até o final do decênio anterior, onde o neoliberalismo, como política econômica e como ideologia, tornou-se uma expressão aparente desses governos. O funcionamento da democracia política latino-americana durante os anos 1990 esteve cercado por baixos níveis de participação e mobilização da cidadania e ampliação da desigualdade econômico-social, acarretando num aprofundamento da crise da região e enfraquecimento da legitimidade política e ideológica desse potencial hegemônico, onde as políticas de ajuste fiscal deixaram de ser solução e passaram a desequilibrar economicamente o continente. Esta crise hegemônica ganhou uma inscrição institucional que possibilitou, no início do novo século, a inserção de coalizões e/ou partidos políticos opostos a este modelo. O trabalho objetiva ampliar a compreensão da conjuntura política latino-americana construída a partir da década de 1990, mostrando a importância deste momento como possibilidade de construção de um horizonte pós-neoliberal e os respectivos obstáculos no desdobramento desse processo, onde os novos governos podem ser interlocutores e expressão ativa das reivindicações dos movimentos populares e de massa.
METODOLOGIA:
Tais percepções não poderiam ter sido melhor alcançadas sem o auxílio da metodologia empregada na realização da pesquisa. A construção de uma cronologia dos principais fatos sociais, políticos e econômicos ocorridos na América Latina a partir da década de 1990, auxiliou na melhor interpretação deste cenário e das suas influências para o esgotamento político-ideológico do neoliberalismo no início do século XXI, articulando-se as informações colhidas nesta consulta diária com o embasamento teórico presente nos estudos. Sendo assim, tanto o conhecimento do passado, quanto a possibilidade de percepção do presente foram instrumentos-chave para conhecermos as transformações ocorridas na região e tentarmos analisar o futuro que se constrói no cenário político latino-americano. Os dados são pesquisados nas revistas e jornais de maior circulação do país e através de intercâmbios com fontes virtuais de informação como ALAI Casilla Principal e Pasalavoz. O levantamento das notícias e respectivas análises são realizadas em bibliotecas e no próprio espaço do PROEALC, situado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, num trabalho realizado há três anos, onde já foram analisadas mais de 4800 notícias subdivididas em diversas categorias de análise como: Conflitos Sociais, Relações Internacionais, Indicadores Sociais etc. Os dados utilizados para a análise e construção deste trabalho foram referentes à categoria Processos Políticos, que abarcou cerca de 28% das notícias pesquisadas.
RESULTADOS:
Os recentes triunfos eleitorais de blocos sociais e políticos que nasceram e se desenvolveram no confronto ao modelo neoliberal manifestam não somente o crescente descontentamento social frente a este modelo, mas também a preexistência de intensos processos de luta e constituição de movimentos e organizações sociais que, de diferentes maneiras, se articularam com essas expressões político-eleitorais, abrindo a possibilidade de uma nova tentativa de solução da esquerda, após o fracasso de 1973, para a crise hegemônica no continente. Porém, os resultados obtidos até o momento nos evidencia uma certa debilidade da esquerda latino-americana para enfrentar a tarefa de efetivação de um período pós-neoliberal, não conseguindo preencher o vazio entre o esgotamento do modelo hegemônico vigente e a capacidade de construção de alternativas ao mesmo. O caso de Hugo Chaves é um exemplo desse desafio, pois mesmo apoiado pelo descontentamento popular com as alternativas das elites, não conseguiu ainda constituir um projeto alternativo para compor o novo bloco de poder. Na Bolívia, Evo Morales ainda aposta na Assembléia Constituinte, no fortalecimento do seu partido e na sua possível vitória em eleições presidenciais antecipadas. Nos casos dos governos de Lula no Brasil e de Lúcio Gutierrez no Equador, os primeiros indícios nos mostram mais uma continuidade do que uma ruptura ao modelo hegemônico, caracterizando-se em forças que não souberam ou não foram capazes de superá-lo até então.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que o surgimento de novas forças sociais e políticas, assim como o fortalecimento de forças construídas anteriormente tornam o atual contexto um momento histórico particular em que os projetos tanto de continuidade como de ruptura com o neoliberalismo se evidenciam de forma mais concreta. As particularidades entre o desempenho eleitoral da esquerda e a perda de influência sobre diferentes setores populares podem abrir um processo de debate interno sobre suas concepções políticas, mostrando que apesar da resistência e dissidência não estarem mortas, falta-lhes ainda uma articulação sistemática e intransigente, para que não acabem colocando em risco toda a acumulação de forças geradas nas últimas décadas na oposição a este modelo. A possibilidade de construção de um novo patamar de avanço das lutas históricas constitui um dado político sem precedentes na história recente da região, mostrando a importância do registro diário de tais fatos como fonte de informações preciosas para a percepção sobre os valores, as ideologias, o funcionamento das instituições e as práticas sociais ocorridas na América Latina durante a última década e no iniciar do novo milênio.
Palavras-chave:  Processos Políticos; América Latina; Década de 90.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004