IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
PARÂMETROS DE CONTROLE À EFICIÊNCIA DE PRODUTOS A BASE DE HIPOCLORITO DE SÓDIO
Salma Bulhões e Silva 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Josué Batista dos Santos Filho 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Emanuelle Rocha Paiva 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Lucilene Maria Muniz de Andrade 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Shirley Barbosa dos Santos 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Christiane Carmem Costa do Nascimento 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Bárbara Melo Santos 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Ana Raquel Holanda da Cunha 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Carlos Humberto Gervázio de Azevedo 1   (autor)   salmanutri@hotmail.com
Maria Lúcia da Conceição 1   (orientador)   salmanutri@hotmail.com
1. Depto. de Nutrição, Universidade Federal da Pairaíba - PB
INTRODUÇÃO:
A atuação do cloro e seus sais mantém estrita relação com o controle de parâmetros físico-químicos e condições ambientais. O monitoramento de variáveis como pH, concentração, temperatura, teor de cloro e tempo de contato, associados com as condições de iluminação e temperatura ambiental, consolidam status de controle para assegurar a eficiência emanada deste sanitizante, de ampla repercussão no setor de alimentação coletiva. Dentre as variáveis mencionadas, o teor de cloro residual, se destaca como parâmetro de grande importância para o julgamento de eficiência de produtos a base de hipoclorito de sódio (NaClO) empregados na sanitização de superfícies inertes. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver o monitoramento do teor de cloro residual total (CRT) em produtos a base de hipoclorito de sódio adquiridos de vários estabelecimentos comerciais da cidade de João Pessoa-PB, de ampla repercussão de uso.
METODOLOGIA:
Foi analisadas 08 (oito) diferentes marcas, com 05 (cinco) repetições, codificados como A, B, C, D, E, F, G e H . O teor de cloro residual total foi determinado pelo método iodométrico-titulométrico como recomendado por RANGANA; AOAC.
RESULTADOS:
Os resultados encontrados para o teor de cloro residual total mostraram que a marca “H” apresentou o menor índice com uma média de 1,72 mg/l. Refletindo sobre as demais marcas analisadas constatou-se que as marcas “A” e “G” foram as que apresentaram maior concentração com 6,43 mg/l e 6,36 mg/l, respectivamente. Os valores de pH das soluções produzidas oscilaram entre 11.40 a 12.37, e a temperatura das soluções manteve-se valor médio de 22ºC.
CONCLUSÕES:
Da avaliação dos resultados obtidos pôde-se observar que o teor de Cloro Residual Total mostrou-se variável entre as diferentes soluções sanitizantes de caráter alcalino, demonstrando que a atuação desses produtos depende do controle das constantes pH e temperatura, associado à concentração inicial do produto, para maior eficiência.
Palavras-chave:  Controle; Hipoclorito de Sódio; Cloro Residual.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004