IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
PROJETO DE ABSORVEDORES MULTICAMADAS UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS
Jorge Andrey da Silva Macêdo 1   (autor)   jasmgef@yahoo.com.br
Victor Dmitriev 1   (orientador)   victro@ufpa.br
Karlo Queiroz da Costa 1   (co-orientador)   
Claudomiro de Souza de Sales Junior 1   (co-orientador)   cssj@ufpa.br
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INTRODUÇÃO:
Um absorvedor de radiação eletromagnética é assim denominado por diminuir a refletividade da radiação eletromagnética dos objetos relacionados, principalmente, com a industria de telecomunicações e aeronáutica. Um bom absorvedor possui uma pequena refletividade para uma larga faixa de freqüência, por esse motivo é que absorvedores simples, ou seja, constituídos apenas por uma camada, não são tão utilizados, pois têm estreita faixa de freqüência. Já absorvedores de multicamadas são mais úteis pelo fato de apresentarem baixa refletividade para uma larga banda de freqüência. Estes dispositivos apresentam uma grande quantidade de parâmetros que os caracterizam como absorvedores e, apesar de tais parâmetros introduzirem maior complexidade a uma análise quantitativa, são necessários em aplicações de técnicas adequadas de otimização para se conseguir um bom absorvedor. Sendo assim, este trabalho tem como principal objetivo desenvolver absorvedores multicamadas de microondas com larga faixa de freqüência, utilizando algoritmo genético como técnica de otimização.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA) do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal do Pará (DEEC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e teve as seguintes etapas de desenvolvimento: 1) Estudo dos métodos existentes na literatura para projeto de absorvedores multicamadas 2) Estudos das técnicas de otimização dos absorvedores
3) Escolha do método de otimização mais adequado 4) Desenvolvimento de programas computacionais usando o método de otimização escolhido 5) Cálculos da refletividade utilizando parâmetros elétricos e magnéticos de materiais existentes na prática. Participaram do trabalho o Professor Doutor Victor Dmitriev, o aluno de doutorado Karlo Queiroz da Costa , o aluno de mestrado Claudomiro de Souza de Sales Júnior e o aluno do quinto semestre de graduação em Engenharia Elétrica Jorge Andrey da Silva Macêdo, todos estes do DEEC.
RESULTADOS:
Três exemplos de aplicação do método foram apresentados. Em cada caso foi especificada (dados de entrada) a faixa de freqüência, a espessura máxima de cada camada, juntamente com o número de camadas e o conjunto de materiais utilizados. E foi apresentado como resultado (dados de saída) o coeficiente de reflexão, juntamente com os parâmetros (espessura e o material de cada camada) do absorvedor.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que o algoritmo aplicou-se com sucesso na síntese de absorvedores de larga faixa de freqüência (0,2-2GHz; 0.5-8GHz; 2-8GHz), caracterizando como um bom absorvedor, o que condiz com resultados existentes na literatura, bem como a utilidade da técnica em mostrar a relação inversa existente entre o coeficiente de reflexão e a espessura do absorvedor. Além destes aspectos, é importante destacar a capacidade do algoritmo genético em obter mais de um absorvedor em um único ciclo de execução do programa.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Radiação Eletromagnética; Algoritmo Genético; Absorvedor Multicamadas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004