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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA iNFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA ESCOLA PÚBLICA
Lina Cardoso Nunes 1   (orientador)   linanunes@ig.com.br
Bernadete Malmegrim Vanzella Amin 1   (colaborador)   pebes@uol.com.br
Mônica Saraiva Machado Guimarães 1   (colaborador)   monicamsg@ig.com.br
Mirian Garfinkel 1   (colaborador)   garfinkl@marlin.com.br
1. Universidade Estácio de Sá
INTRODUÇÃO:
Os processos de ensino no século XXI assumem modalidades inovadoras, tendo em vista os paradigmas emergentes das transformações tecnológicas, no que tange aos processos de informação e comunicação.A hipervelocidade resultante do uso dos dispositivos telemáticos faz com que os conhecimentos de ontem sejam rapidamente substituídos, pela avalanche de informações que temos ao nosso alcance diariamente. Nessa atmosfera em que as informações atravessam sem cerimônia o espaço planetário, em contínua evolução, está sendo exigido um novo exercício intelectual.No âmbito educacional há uma certa morosidade em incorporar as mudanças, embora se pressintam as mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas propostas governamentais em pauta desde o final de século XX. A pesquisa tem como foco a escola de Ensino Fundamental, que necessita de atenção redobrada, visto ser a etapa inicial da vida escolar, onde devemos proporcionar condições para que surja o anseio pela busca do conhecimento.Nesse âmbito, se insere a situação problemática que remete aos entraves encontrados pela comunidade escolar para a inclusão na sociedade da informação. Assim, o objeto deste estudo orienta-se para a análise do relato de experiências bem-sucedidas de aprendizagem contadas por professores e alunos sobre as TIC nas escolas, buscando desvelar as dificuldades encontradas para sua aplicação e identificar a contribuição dessas experiências no processo de aprendizagem da comunidade escolar.
METODOLOGIA:
A hipótese de trabalho que está subjacente a esta pesquisa é a de que há experiências bem sucedidas em desenvolvimento nas escolas que comprovam o empenho dos profissionais do magistério para a inclusão dos alunos na sociedade da informação. Para comprovar esta hipótese realizamos um estudo descritivo, com enfoque qualitativo, tendo como fonte direta de dados o ambiente escolar e sendo o investigador o seu principal instrumento. Os dados foram coletados em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro, considerando-se o contexto das instituições nas quais estão inseridos os participantes.Tendo em vista o enfoque qualitativo da investigação, os procedimentos de coleta de dados reuniram um conjunto de achados que possibilitaram uma visão integrada do fenômeno investigado – as experiências bem-sucedidas na aplicação das tecnologias. O interesse dos investigadores teve como foco os processos observados no decorrer da pesquisa, com ênfase nos significados emergentes na interpretação dos resultados. Simultaneamente foram aprofundados os aspectos teóricos importantes para a análise e interpretação dos dados coletados, após as entrevistas com professores e alunos. O material coletado nas entrevistas foi lido exaustivamente, adotando-se a técnica de análise temática com o propósito de buscar os temas recorrentes nas falas dos participantes, interpretando-as, posteriormente, à luz das referências teóricas relevantes para o estudo.
RESULTADOS:
Os objetivos deste estudo orientaram as entrevistas, procurando ouvir os participantes sobre os recursos tecnológicos possíveis de serem utilizados na escola, desde os mais simples- analógicos - aos mais sofisticados – os digitais. Pudemos destacar nos resultados da pesquisa os seguintes temas emergentes: (a) aprendizagem e tecnologias digitais; (b) aprendizagem e projetos pedagógicos; (c) experiências bem sucedidas de aprendizagem, (d) dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos, (e) dificuldades de aprendizagem dos alunos e (e) aprendizagem e afetividade.Lidos os depoimentos dos participantes, foi possível reconhecer que o espaço para as tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas está ainda restrito, observando-se que, nas escolas em que foram implementadas salas-pólo de leitura, há maiores condições de infraestrutura para a realização de experiências bem sucedidas com os dispositivos midiáticos. Os resultados apontaram expressivo empenho na integração entre as tecnologias digitais ou analógicas aos conteúdos escolares.Outro resultado significativo foi a postura positiva dos professores, no relato de suas experiências tanto com as tecnologias analógicas quanto com as digitais.Em relação aos alunos das salas de leitura-pólo evidenciou-se seu interesse pela utilização da rede e do computador, enquanto nas outras escolas, os depoimentos apresentaram o desejo da presença destes recursos no ambiente escolar.
CONCLUSÕES:
As conclusões da pesquisa indicam que um numero restrito de professores utilizam em sua prática pedagógica os dispositivos telemáticos, o que pode ser atribuído ao fato de que o acesso às tecnologias digitais para professores e alunos é viabilizado, apenas em algumas escolas municipais, contempladas pela Multieducação. No caso deste estudo apenas uma escola tem infra-estrutura para a utilização desses recursos, visto que se constatou que, nas outras três escolas, os professores participantes utilizam apenas as tecnologias analógicas disponíveis, tais como, livros, rádios, retro-projetor, cd-rom, TV e vídeo, explicitando que qualquer recurso diferente de quadro e giz é muito apreciado pelos alunos.As conclusões apontam também para o entusiasmo dos professores no relato das experiências bem sucedidas, mostrando empenho no que realizavam nas salas de aula, apesar do ambiente não se configurar como um ambiente informatizado de aprendizagem. Fato evidente foi a importância atribuída à relação professor-aluno, emergindo dessa relação a mediação pedagógica configurada na utilização dos recursos.Quanto aos depoimentos dos alunos que têm acesso ao computador e à rede digital, evidenciou-se a satisfação com os resultados desses recursos para a aprendizagem, especialmente no que se refere às pesquisas realizadas pela Internet.Por sua vez, os alunos que não têm acesso ao computador falaram sobre o desejo de que os dispositivos midiáticos fossem disponibilizados para todas as escolas.
Palavras-chave:  tecnologias da informação e comunicação; experiências de aprendizagem; escola pública.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004