IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
O JORNALISMO LITERÁRIO ON-LINE NO BRASIL
João Paulo Rodrigues dos Santos 1   (autor)   jprs17@hotmail.com
1. Depto. de Comunicação, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa refere-se ao nosso plano individual de trabalho no projeto O Jornalismo literário on-line no brasil, desenvolvido como um desdobramento das pesquisas na área de semiótica da literatura e da mídia pela orientadora deste projeto. O resultado do citado Projeto, como um todo, tem sido uma proveitosa discussão sobre as diferenças entre os paradigmas literários convencionais e a reflexão sobre a criação jornalistica literária em ambientes hipertextuais.Nosso estudo desencadeou a busca para o esclarecimento das questões relacionadas ao uso dos meios eletrônicos como forma de contribuição para valorização do caráter interativo da leitura.Do ponto de vista específico do nosso plano de trabalho, a investigação possibilitou esclarecer o conceito de bibliotecas virtuais como instrumento de qualificação e organização atribuídas pela união interativa do hipertexto, a inteligência humana e a tecnologia dos novos meios eletrônicos. As diversas experiências estudadas serviram de subsídios para propormos uma classificação sobre bibliotecas virtuais para hipertextos literários e jornalisticos.
METODOLOGIA:
Buscando os resultados que asseguraram este relatório, trabalhamos intensamente uma nova bibliografia anexada a nossa meta, sem esquecer tudo que já tínhamos visto em pesquisas passadas. Nossa fundamentação teórica tem se baseado, principalmente em Pierre Levy. André Lemos, Elias Machado, Marcos Palácios e Izequiel Teodoro da Silva, entre outros.
RESULTADOS:
Na internet, as possibilidades contidas no meio virtual superam as barreiras comunicacionais, abrindo espaço para o uso e associação de várias mídias juntas. Toda essa interação da web e seus artifícios apresentam reflexos automáticos na sociedade que os recebe. A hipertextualidade faz com que textos jornalísticos ganhem características únicas, devido as intermináveis combinações possíveis, que permitem até um aprofundamento no tema do conteúdo. A internet é um grande agrupamento de arquivos. E segundo Lévy, virtualmente, todos os textos formam um único hipertexto, uma única camada textual fluida (LÈVY, Pierre.1999:107). Como se todos os arquivos fizessem parte de uma grande biblioteca, seu conteúdo encontra-se distribuído em diversas categorias, que se estabelecem naturalmente em função da proximidade com seus operadores. A web é, hoje, um espelho do mundo real.(ALMEIDA, Rubens. 2003:97)Analisando empiricamente alguns sítios virtuais, com temática literária, percebemos algumas características que instigaram o aprofundamento em seu estudo, como o suplemento do portal IG, IG Ler (http://www.ig.com.br/home/igler_home/), que possui um formato jornalístico, utilizando gêneros específicos, e cronologia. Outra biblioteca literária virtual que nos chamou atenção foi o blog5 Vinte e poucos (http://vinteepoucos.blig.ig.com.br/), que também utiliza gêneros jornalísticos como crônicas, possui uma periodicidade particular, mas aparentemente não se caracteriza um jornal literário.
CONCLUSÕES:
Pesquisando sobre o jornalismo on-line e bibliotecas virtuais literárias, pudemos observar que há uma grande semelhança entre os dois tipos de bibliotecas. Semelhança, essa, que já havia antes do aparecimento da internet, com a proximidade literatura X jornalismo. Vários escritores já contribuirão de alguma forma para o jornalismo, e o mesmo já aconteceu em sentido contrário. Buscando compreender a literatura na web, a partir da interatividade entre suas linguagens criativas e seus produtores-leitores, principalmente em textos jornalísticos. As relações entre jornalismo e literatura são múltiplas e extraordinariamente variadas. Não se trata apenas de que, em um e outro caso, o instrumento fundamental – a palavra e suas estratégias discursivas verbais – sejam comum(VÁZQUEZ, Manuel.2002:15).
Instituição de fomento: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  hipertexto; jornalismo-literário; bibliotecas virtuais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004