IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ANÁLISE DA INTENSIDADE DA DOR MUSCULAR APÓS A APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE CONTRAÇÕES EXCÊNTRICAS
Suleima Fachin De Vecchi 1   (autor)   suleima.vecchi@bol.com.br
Cristina Maria Nunes Cabral 2   (orientador)   cmncabral@ig.com.br
Amélia Pasqual Marques 3   (colaborador)   pasqual@usp.br
1. Graduanda do Depto. de Fisioterapia, Fund. Inst. de Ensino para Osasco, UNIFIEO
2. Profa. Ms. do Depto. de Fisioterapia, Fund. Inst. de Ensino para Osasco, UNIFIEO
3. Profa. Dra. do Depto. de Fisioterapia da Universidade de São Paulo - USP
INTRODUÇÃO:
A dor muscular tardia caracteriza-se pela sensação de desconforto e/ou dor na musculatura esquelética e manifesta-se, aproximadamente, oito horas após a prática de atividade física aumentando progressivamente de intensidade nas primeiras 24 horas e alcançando o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após esse período, há um declínio progressivo na dor, de modo que cinco a sete dias após a carga de exercício desaparece completamente. A dor muscular geralmente ocorre quando a prática de atividade física é embasada na realização de contrações excêntricas, uma ação dinâmica que possibilita o aumento da força máxima e velocidade, na qual os músculos podem exercer força mesmo sendo alongados. Entre as várias formas de avaliação da intensidade da dor, uma que tem se destacado atualmente é a escala visual analógica, uma escala linear de 10 centímetros, que tem na sua extremidade esquerda a indicação de “nenhuma dor” e na extremidade direita de “a maior dor possível”. Na prática clínica, existem vários protocolos de fortalecimento muscular com contrações excêntricas, tornando-se importante investigar o aparecimento ou não de dor muscular. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi a aplicação de um protocolo de fortalecimento muscular com contrações excêntricas, observando a ocorrência ou não de dor muscular por meio da escala visual analógica.
METODOLOGIA:
Foram selecionados nove indivíduos sedentários, com idade entre 19 e 37 anos, sem nenhum tipo de lesão músculo-esquelética nos membros inferiores, por meio de uma avaliação física, na qual eram realizados testes de força e de encurtamento muscular, além da avaliação postural e anamnese. Após a seleção e avaliação da amostra, os indivíduos foram informados em relação à sua participação na pesquisa e assinaram um Termo de Consentimento Formal. Em seguida, realizado o protocolo de fortalecimento muscular, que constou de contrações excêntricas do músculo quadríceps femoral na cadeira extensora, ou seja, os indivíduos foram orientados a realizar a flexão da perna de forma lenta e gradual. Esse protocolo foi praticado duas vezes por semana durante seis semanas e a intensidade da dor foi avaliada por meio da escala visual analógica imediatamente após, 8 horas e 24 horas após a execução do protocolo de contrações excêntricas, sendo essa avaliação feita na primeira, sexta e décima segunda sessões. Após a finalização do protocolo, a intensidade da dor foi medida com uma régua, do ponto de nenhuma dor até o ponto da linha marcado pelo indivíduo, obtendo-se assim valores em centímetros. A análise estatística empregada foi o teste de Friedman com grau de 5% de significância.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que imediatamente após a sessão de treinamento, não houve diferença da intensidade da dor na primeira, sexta e décima segunda sessões (p = 0,38). O mesmo foi observado quando foi analisada a intensidade da dor 8 horas após o treinamento (p = 0,21). Porém, a análise 24 horas após o treinamento apresentou diferença estatisticamente significativa entre a primeira, sexta e décima segunda sessões (p = 0,002), sendo que a média da intensidade da dor na primeira sessão foi de 0,89 cm, na sexta sessão de 0,03 cm e na décima segunda sessão de 0,12 cm, mostrando que a média da primeira sessão foi maior do que as demais.
CONCLUSÕES:
Os resultados desta pesquisa, dentro das condições experimentais utilizadas, permitem sugerir que a intensidade da dor muscular teve um maior destaque 24 horas após a prática das contrações excêntricas em indivíduos sedentários. Porém, acredita-se que houve uma adaptação da musculatura à carga do exercício físico, já que a intensidade da dor foi diminuindo com o decorrer do treinamento.
Instituição de fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, UNIFIEO.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Dor muscular tardia; Contrações excêntricas; Escala visual analógica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004