IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
AS PUBLICAÇÕES FEMININAS NO SÉCULO XIX
Soraia Cadija Silva camará 1   (autor)   cadijac@hotmail.com
Germana Maria Sales 1   (orientador)   sangs@uol.com.br
Danuza Santos de Oliveira 1   (colaborador)   danuzas@hotmail.com
Brena de Cássia Farias Cavalcante 1   (colaborador)   brenafarias@bol.com.br
1. Departamento de língua e literatura Vernáculas, Universidade Federal Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:
Como se sabe, o século XIX foi o século da literatura no mundo ocidental.Os escritores eram respeitados e valorizados, os eventos sociais e culturais como as conferências literárias, as formações de sociedades literárias, foram acontecimentos que privilegiavam as classes intelectuais. Esses eventos constituíam uma importante vertente do lazer e da cultura da qual as mulheres nem sempre eram incluídas.
A partir da década de 70, a escritura feminina vem sendo objeto de estudo de vários pesquisadores. Esses estudos nos permitem falar hoje da existência de pesquisas literárias sobre a produção feminina no Brasil. Desta maneira, o trabalho “As publicações femininas no século XIX”, vinculado ao projeto “História do romance no Brasil: Século XIX” desenvolveu pesquisas referentes às publicações em prosa de ficção de autoria feminina nos anos oitocentos, sejam estas memórias, diários, folhetins, romances ou narrativas de viagem.
Este trabalho tem como objeto de estudo as obras de ficção assinadas por mulheres no século XIX, para assim, poder mostrar que, apesar da ausência desses nomes na literatura canônica brasileira dos anos oitocentos, a produção dessas escritoras foi significativa, o que permite falar hoje de uma literatura brasileira de autoria feminina.E, trata-se, de um estudo que nos permitiu re-visitar a nossa identidade literária e cultural, escrevendo a diferença na leitura do cânone, contribuindo efetivamente na revisão da historiografia literária e no resgate de nomes de escritoras ainda desconhecidos nas vertentes dos estudos literários.
METODOLOGIA:
Após as leituras teóricas que possibilitaram compreender melhor a história da produção brasileira feminina, Identificamos as obras escritas em prosa de ficção, assinada por mulheres durante o século XIX, a partir de pesquisas em dicionários bibliográficos, tomando como a referência principal o Dicionário Bibliográfico Brazileiro, de Sacramento BLAKE, em sua edição de 1899; o Dicionário literário brasileiro 1978, de Raimundo de MENEZES; O Dicionário de Mulheres celebres, de Américo Lopes OLIVEIRA; e as seguintes obras: Escritoras Brasileiras do século XIX: antologia 1989, de Zahaidé Lupinacci MUZART (org.); Mulheres de Ontem? Rio de Janeiro-Século XIX 1988, de Maria Thereza Caiuby Crescenti BERNARDES; Antologia do romance de folhetim (1839 a 1870) 1997, de Tânia Rebelo Costa SERRA e Os romances em folhetim no Brasil: 1830 a atualidade 1994, de José Ramos de TINHORÃO. Realizamos também uma pesquisa em torno das obras de ficção de autoria masculina, tomando como base pesquisas já realizadas entre as produções femininas e masculinas.
Por fim, este estudo tem como resultado, a elaboração de uma cronologia da prosa de ficção feminina escrita e publicada no século XIX.
RESULTADOS:
Com o resultado da pesquisa efetivada, fez-se uma catalogação da produção, com mais de setenta obras escritas e publicadas pelas escritoras brasileiras, entre as mais conhecidas até as desconhecidas, pode-se dizer, então, que essas publicações correspondem mais de 30% das obras de ficção escritas e publicadas durante o século XIX .
Vale ressaltar também que observamos, que durante o século XIX, a figura feminina estava presente em vários jornais, sendo alguns fundados e dirigidos por homens, mas com dedicação ao sexo feminino e outros fundados e dirigidos por próprias mulheres, a saber: O Jornal das Senhoras, fundado em 1852 por Joana Paula Manso de Noronha. O Belo Sexo, periódico dominical, fundado em 1862 no Rio de Janeiro, por Júlia de Albuquerque Sandy Aguiar. Em 1875, surgiu um novo jornal feminino denominado O Sexo Feminino, fundado em 1875, por Francisca Senhorinha da Motta Diniz. Este jornal durou até 1876 e, em 1889 ainda sob direção da fundadora, mas com o nome de O Quinze de Novembro do Sexo Feminino. Posteriormente, apareceram os jornais: A Mulher fundado e publicado em New York, em 1881, pelas autoras Maria Augusta G. Estrella e Águeda J. F. M. Oliveira; A Família, fundado em São Paulo em 1888, por Josefina Álvares de Azevedo. Esse periódico teve escritoras como: (Inês Sabino, Anália Franco, Maria Amélia de Queirós, Corina Coaracy, Marie Benotte, Revocata de Melo e outras). E, finalmente o Eco das Damas, fundado em 1885, por Amélia Carolina da Silva Couto.
CONCLUSÕES:
Nesta etapa da pesquisa constatamos que as escritoras dos anos oitocentos tiveram uma produção significativa e abordaram vários gêneros. Desta forma, a literatura feminina, embora acanhada, contribui para uma formação da literatura feminina brasileira e, no entanto, pode-se dizer que a Literatura Brasileira tem especificidades, dentre elas, a escritura da (as) mulheres.
Percebemos também que, a partir dos meados do século XIX, até inícios do século XX, desenvolveu-se a chamada "Imprensa Feminina" em diversas regiões do país. Estes periódicos divulgavam as principais reivindicações femininas do período, caracterizadas por pautarem questões relativas ao exercício da cidadania das mulheres, como a educação, o voto e igualdade profissional.
E, através da pesquisa, chegamos a novas conclusões sobre a tradição literária das mulheres, que desde sempre enfrentaram seus obstáculos concernentes à vida literária, e também as estratégias adotadas por elas para se expressarem publicamente, apesar de seus confinamentos na vida pessoal e ao privado. Percebemos também que essas mulheres, não defendiam só a necessidade da educação intelectual, mas também a emancipação, a urgência em fazer compreender, a necessidade de emancipação, e a verdadeira liberdade que consistiria na soberania da inteligência. Mas, sem se efetuar uma transformação radical e completa no regime da atual educação do sexo em questão.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Prosa de ficção feminina; Século XIX; Literatura Brasileira.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004