IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
(IN) DISCIPLINA: CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Carlisson Moura Silva 1   (autor)   carlissonsilva@ig.com.br
Jardiel Alarcom Silva Santos 2   (colaborador)   jardielsantos@ig.com.br
1. Departamento de Educação de Guanambi-BA, Campus XII - UNEB
2. Departamento de Educação de Guanambi-BA, Campus XII - UNEB
INTRODUÇÃO:
Solucionar o problema da indisciplina escolar se tornou um objetivo primordial das instituições escolares, no entanto, está cada vez mais difícil de atingir este objetivo. As escolas não estão acompanhando de forma adequada o desenvolvimento da sociedade, seus regimentos, seus currículos escolares, suas metodologias e seus planejamentos estão ultrapassados, não condizendo com o conceito de educação atual. Essa proposta de atividade tem por objetivo conscientizar, educadores e educandos a respeito de como o problema da indisciplina escolar influencia extremamente o desenvolvimento do processo educacional como um todo.
METODOLOGIA:
A atividade foi desenvolvida no Colégio José Neves Teixeira situado no municipio de Guanambi, estado da Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 5ª série "A, B, C", professores, direção escolar e a familia de alguns alunos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram basicamente os relatos dos sujeitos participantes e o gravador como recurso de registro de dados. A pesquisa desenvolveu-se dentro de uma abordagem qualitativa, buscando a valorização da subjetividade dos pesquisados.
RESULTADOS:
O trabalho realizado teve resultado satisfatório, contribuindo para um melhor desenvolvimento da prática pedagógica. Os professores conscientizaram-se da importância em refletir permanentemente suas ações, assim como, seu comportamento na sala de aula. Observamos que o comportamento do aluno, varia de acordo com a conduta do seu professor. Professores e alunos sentiram-se na responsabilidade de criar situações que minimizassem o problema da indisciplina na sala de aula.
CONCLUSÕES:
Concluimos que a indisciplina escolar prejudica drasticamente o desenvolvimento produtivo do ensino. É necessário que aconteça uma mudança imediata no sistema educacional como um todo, possibilitando uma melhor qualidade de trabalho aos profissionais da educação e uma maior confiabilidade perante as leis que regem o sistema educacional do país. A escola não pode mais reproduzir concepções filosóficas de períodos anteriores, tornando-se uma instituição desqualificada e desvinculada às necessidades exigidas por uma sociedade cada vez mais globalizada e competitiva economicamente. O professor torna-se assim apenas um instrumento de manipulação, onde sua função é transmitir conhecimentos ultrapassados e retóricos, com isso a problemática indisciplinar só tenderá a aumentar, dificultando principalmente o trabalho docente, mas, prejudicando extremamente a sociedade em geral.
Palavras-chave:  Indisciplina; educação; ensino-aprendizagem.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004