IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ANÁLISE HISTÓRICA E SITUAÇÃO ATUAL DA GERAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL.
Denise Peresin 3   (autor)   dperesin@ucs.br
Vania Elisabete Schneider 1   (co-orientador)   veschnei@ucs.br
Claudia Teixeira Panarotto 2   (orientador)   ctpanaro@ucs.br
1. Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade de Caxias do Sul - UCS
2. Departamento de Engenharia Química , Universidade de Caxias do Sul - UCS
3. Graduanda do Curso de Biologia, Universidade de Caxias do Sul - UCS
INTRODUÇÃO:
A análise histórica dos resíduos gerados por uma comunidade, a quantidade e a destinação dada aos mesmos, tem suma importância no diagnóstico da realidade de um município. Estes valores fornecem subsídios para a tomada de providências imediatas, bem como possibilita a projeção da situação futura relacionada a problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos.
METODOLOGIA:
Esse trabalho analisou e o potencial de biodegradabilidade, reciclabilidade e descartabilidade dos resíduos gerados no município de Bento Gonçalves de 1993 a 2003. Para obtenção dos valores de resíduos destinados a cada uma das coletas, foram pesados os caminhões da coleta regular e seletiva, durante seis dias consecutivos. O resíduo caracterizado foi obtido pelo método de quarteamento e oriundo de três bairros de diferentes classes sociais (Classe alta, média e baixa).
RESULTADOS:
Com esta série histórica, é possível destacar em relação aos resíduos destinados a coleta regular tendência na queda dos materiais biodegradáveis e aumento dos recicláveis. Os percentuais dos biodegradáveis passaram de 73,5% em 1993, para 48,4% em 2003. Mesmo com uma parte dos recicláveis sendo retirados da coleta regular, para serem encaminhados a coleta seletiva, nos anos de 2000, 2001 e 2003, estes ainda tiveram um incremento em seu percentual passando de 16,4% (1993) para 35,0% (2003). Os descartáveis sofrem variações em função da época do ano em que foram realizadas as caracterizações, mesmo assim seu percentual manteve-se na faixa de 10% a 21%. Em relação a destinação quanto a coleta regular e seletiva dos resíduos gerados em Bento Gonçalves, no ano de 2003, verificou-se que do total de resíduos recicláveis gerados no município 37,9%, apenas 4,7% (3.401 kg/dia) são destinados às centrais de triagem, o restante 33,2% (21.502 kg/dia) são destinados a coleta regular, cujo destino final é o aterro sanitário. Já os resíduos biodegradáveis são encaminhados quase que totalmente para a coleta regular, o que corresponde a um total de 29.735 kg/dia, ou seja, 46,0%.
CONCLUSÕES:
Com posse destas informações é possível analisar a eficiência do sistema de gerenciamento de resíduos adotado pelo município e subsidiar a formulação das políticas de intervenção a serem tomadas. A crescente geração de resíduos recicláveis demonstra a necessidade de conscientização do poder público e da população, na otimização de campanhas que promovam a segregação dos resíduos na fonte geradora, diminuindo conseqüentemente a quantidade deste resíduo encaminhado ao aterro sanitário e custos com a sua disponibilização. Estas providências apresentam-se necessárias, já que o sistema de coleta diferenciada é o utilizado no município e na maioria dos países em desenvolvimento.
Instituição de fomento: UCS, CNPq, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  resíduos sólidos; reciclagem; resíduos urbanos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004