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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
Formação de Professores: Atitudes dos Professores do Ensino Regular com Relação a Alunos com Necessidades Educacionais Especiais - Deficiência Mental
Célia Regina da Silva Rocha 1   (autor)   celiasilvarocha@ig.com.br
1. Centro de Ciências Humanas Social Artes e Educação - CCHSAE - UNICSUL
INTRODUÇÃO:
A atual política educacional brasileira inclui em suas metas a integração de crianças e jovens portadores de deficiência na escola regular, com apoio de atendimento educacional especializado quando necessário. A escola é um lugar que congrega as diferenças e que possibilita redefinir a própria instituição escolar, dando-lhe novos rumos e encaminhamentos, fazendo dela um espaço de criação e inclusão. No entanto, muitos dos problemas vividos nas escolas advêm de formações e conceitos interiorizados, crenças cristalizadas na rotina do cotidiano , que acabam por naturalizar práticas, tornado-as imperceptíveis entraves à realização de suas propostas. Desta forma, a Educação Inclusiva pretende mudar não só os aspectos referentes ao saber do sujeito, mas também o seu sistema de crenças, o que muitas vezes é bastante difícil e penoso para alguns professores. Pensando nesses aspectos da atuação do professor pretendeu-se investigar através desse estudo, as implicações conceituais, culturais e sociais do profissional já formado (habilitado) e a relevância de sua ação educativa no processo de escolarização e inclusão das crianças com necessidades educacionais, espeficamente a deficiência mental.
METODOLOGIA:
Utilizamos a pesquisa qualitativa, por enetender que o método é indicado para se compreender algo mais sobre o que ocorre com o professor frente ao aluno com deficiência, já que valoriza os aspectos qualitativos dos fenômenos. A opção por esse método se baseia em concepções mais amplas que não aceitam que o indivíduo seja estudado fragmentado, mas de uma forma holística, na qual todas as partes são referidas a um todo. Participaram deste estudo vinte professores, ex-alunos da Habilitação Formação de Docentes em Educação Especial - Deficiência Mental/ UNICSUL. As etapas da pesquisa foram: contato inicial com os sujeitos, assinatura do termo de consentimento para a utilização dos dados coletados; agendamento, execução da entrevista e análise dos dados. Os dados foram coletados através de entrevista, com roteiro especialmente elaborado para este estudo, com questões semi-abertas, inseridas em determinados aspectos do tema, que permitiram aos entrevistados exprimir seus relatos, experiências e comunicar representações e análises suas, prestar informações fidedignas sobre a sua formação e sobre os reflexos desta na sua experiência diária em sala de aula.
RESULTADOS:
A análise das falas registradas no decorrer das entrevistas permitiu que fossem levantados os seguintes dados: todas as participantes do estudo são do sexo feminino, de forma generalizda denotam satisfação consigo mesma e com sua atuação profissional. Relatam que a Habilitação possibilitou à elas novas oportunidades de trabalho, três delas prestam assessoria/consultoria para escolas da rede estadual e instituições na capital de São Paulo e, em outros municípios, ministram palestras sobre Educação Especial e Inclusão Escolar e Social. Outro aspecto relevante é a busca em ampliar seus conhecimentos na medida em que outras oito freqüentam cursos de pós-graduação. Por outro lado, seus relatos apontam algumas dificuldades encontradas, tais como: conhecer suas necessidades e saber sua maneira de suprí-las; falta de receptividade dos outros professores; resistência de coordenadores e diretores e limitação do espaço do conteúdo programático.
CONCLUSÕES:
Concluímos que este estudo levou-nos a pensar que foram colocados em relevo aspesctos importantes da atuação profissional na visão das entrevistadas, como a importância e os benefícios conquistados com a Habilitação, assim como a riqueza do processo de trasição-transformação que ela proporcionou, envolvendo a ampliação das oportunidades de trabalho e a promoção do reconhecimento de seu trabalho pelos colegas e pais no âmbito da escola, a possibilidade de maior interação da escola com as famílias e a comunidade no sentido de implementar a sua prática. O investimento na sua qualificação profissional, e a continuidade e complementariedade dos estudos nos cursos de pós-graduação foi outro aspecto relevante. Há também os aspectos negativos por elas apontados, que possibilitam um movimento no sentido inverso, ou seja, de se engajar cada vez mais a escola e os pais para favorecer o desenvolvimento global do aluno e propiciar a sua inclusão escolar e social.
Instituição de fomento: Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
Palavras-chave:  formação de professores; deficiência mental; inclusão escolar e social.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004