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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO MST E A PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO OMNILATERAL
Ilma Ferreira Machado 1   (autor)   Profª Drª / ilmafm@ig.com.br
1. Departamento de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa foi desenvolvida durante um ano, em uma escola de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no interior de Mato Grosso, e teve como objetivos: conhecer o processo de educação escolar do MST, de modo específico a educação básica, como forma de melhor compreendê-lo e de extrair elementos que ajudem a sistematizar e avaliar uma prática pedagógica em construção, na perspectiva de fortalecer ações e atividades pedagógicas significativas; situar o papel da avaliação de ensino, principalmente da avaliação de aprendizagem na prática educativa vivenciada por professores e crianças, analisando sua articulação com os demais elementos do trabalho pedagógico: objetivos, conteúdos, e metodologia de ensino; e analisar em que medida o processo de organização do trabalho pedagógico dessa escola corresponde aos propósitos de formação omnilateral, identificando as categorias fundamentais de sustentação da proposta educativa do MST, suas dificuldades, contradições e possibilidades de se efetivar no seio de uma sociedade capitalista que se contrapõe a esse tipo de formação.
METODOLOGIA:
A abordagem de pesquisa utilizada foi qualitativa, através da observação das atividades pedagógicas da escola e da vida no assentamento, da participação em atividades políticas do MST, de entrevistas gravadas com professores e pais, da produção de textos e desenhos com as crianças, e da análise documental de produções bibliográficas do MST. Morar durante um semestre letivo no referido assentamento fez parte das decisões metodológicas tomadas no decorrer da pesquisa. Pais alunos, professores, lideranças e outros moradores do assentamento constituíram-se em sujeitos da pesquisa.
RESULTADOS:
Os dados mostram que embora os professores não tenham, ainda, apreendido o conjunto da proposta pedagógica do Movimento, a escola procura trabalhar conforme os princípios educativos do MST, evidenciados nos seguintes aspectos: diversificação dos espaços de aprendizagem, preocupação com a relação teoria-prática, e educação-trabalho, organização de processos pedagógicos coletivos e individuais, valorização do trabalho coletivo, avaliação na perspectiva de desenvolvimento profissional e do aluno, ênfase em valores como solidariedade, companheirismo e luta. Um elemento diferencial do trabalho realizado nessa escola de assentamento é a forma de tratamento dedicada à criança: a criança é vista como sujeito social, e não como ser indefeso e incapaz de pensar e agir.
CONCLUSÕES:
A análise do conjunto de informações e situações apreendidas no contexto deste estudo permitiu uma compreensão ampliada do processo educativo, que inclui a escola, mas a extrapola, na perspectiva da formação integral. Permitiu, ainda, concluir que a escola tem enfrentado inúmeras dificuldades na organização e operacionalização do trabalho pedagógico por defender valores antagônicos aos da sociedade capitalista, pela existência de forças políticas opositoras dentro e fora do assentamento, e pela falta de condições estruturais de trabalho. É necessário que os educadores aprofundem teoricamente a proposta do MST, e que se busque maior organicidade interna do Assentamento e do Movimento em MT, para que o setor de educação possa fazer um acompanhamento sistemático às escolas, de modo a assegurar a autenticidade de sua proposta educativa, assim como, a autonomia pedagógica e administrativa das escolas, e o que me parece fundamental: a possibilidade de formação omnilateral às crianças e jovens do assentamento, aliando o conhecimento técnico-instrumental ao saber político, humano e cultural. Este é um dos grandes desafios que estão postos para o MST no processo de luta pela reforma agrária, de inversão da lógica capitalista e de superação do quadro nacional de exclusão econômica, social e cultural.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  educação dos trabalhadores rurais; organização do trabalho pedagógico; formação omnilateral.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004