IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
(DES)CAMINHOS: DIFICULDADES E CARÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
RODRIGO ALVES DOS SANTOS 1   (autor)   guigo@xnext.com.br
1. UNIVERSIDADE DE ITAÚNA - MINAS GERAIS
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho faz uma análise de depoimentos de professores de literaturas de língua portuguesa do ensino médio, quando estes comentam a sua formação e sua prática docente. Tal atitude se faz importante no atual contexto, no qual muito se debate sobre a necessidade da aula de literatura em um ensino que visa a formação para a reflexão.
METODOLOGIA:
As opiniões aqui analisadas foram gravadas (e depois transcritas com o maior grau de fidelidade possível) a partir de diálogos sobre o tema travados entre o presente autor e docentes com maior ou menor experiência em magistério público e/ou particular e de formação também pública e/ou particular, a depender de cada caso.
RESULTADOS:
Uma leitura atenta das falas transcritas aponta para a existência de consideráveis carências na formação dos licenciados em Letras que optam pelo magistério das literaturas de língua portuguesa. A fixação em teorias literárias feita pelos professores dos conteúdos específicos, a ausência de uma didática específica para o ensino de literatura, a colocação desta em segundo plano nos estágios e nas aulas de prática de ensino, bem como a falta de um contato com as possíveis dificuldades da sala de aula de literatura de ensino médio são alguns dos itens que evidenciam a necessidade de repensar a formação docente para o magistério de literaturas de língua portuguesa.
CONCLUSÕES:
Sem a intenção de ser um estudo generalista, nem pessimista, o presente trabalho enfatiza uma realidade ainda ignorada pelos debates em torno da formação dos professores e fomenta a reflexão sobre que caminhos podem ser apontados para que o ensino de literaturas de língua portuguesa possa atender de forma melhor ao propósito de formar boas mentes para o amanhã, seja do ponto de vista estético, seja do ponto de vista histórico-crítico.
Palavras-chave:  FORMAÇÃO DOCENTE; LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004