IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
Aspectos Éticos na Avaliação
Claudéte I. K. Pohlit 1   (autor)   ckpohlit@osite.com.br
1. Depto. de Psicologia, Centro Universitário Luterano de Manaus/ULBRA - CEULM
INTRODUÇÃO:
A educação e a formação reforçam sua condição de elementos de caráter estratégico e a melhora da qualidade educativa se converte em um objetivo fundamental dos países desenvolvidos. Esta revalorização do conhecimento e do saber como instrumentos de progresso pessoal, econômico e social alcança as famílias e origina, como efeito indutivo, um aumento de suas expectativas com respeito ao funcionamento das instituições educativas. O retorno ao questionamento ético a que assistimos nos mais diversos sectores da vida social não significa mais que a procura de uma nova ordem social resultante da mudança acelerada das sociedades. Esta procura do novo sentido ético para o ser humano encontra-se quer nos direitos humanos, quer na cidadania, no respeito pelas minorias, na conservação da vida e da natureza, na defesa da liberdade e da responsabilidade individual. É com base nestes pressupostos que se propõem os seguintes objectivos: Adquirir uma nova consciência ética sobre os principais problemas actuais; Compreender as novas implicações de uma cidadania planetária; Analisar e compreender a natureza dos discursos éticos emergentes; Aprender a refletir criticamente sobre o discurso valorativo em educação; Identificar e analisar as principais funções da educação numa perspectiva ético-valorativa.
METODOLOGIA:
Proponho a abordagem fenomenológica como diretiva de análise, fazendo uso de entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa serão os professores, os alunos, o pessoal do corpo administrativo e os gestores da Universidade Federal do Amazonas/AM. A Universidade é constituída de 10 Faculdades, e estas constituídas por 34 Cursos. Para efeito de nossa pesquisa constituímos quatro (4) Grandes Áreas, a saber:
1 Ciências Jurídico-Sociais: Na qual agrupamos as Faculdades de Educação (FACED); Faculdade de Direito(FD); e Faculdades de Estudos Sociais(FES);2 Ciências Científico-Tecnológicas: Na qual agrupamos o Instituto de Ciências Biológicas(ICB); Instituto de Ciências Exatas (ICE); Faculdade de Tecnologia (FT); e Faculdade de Ciências Agrárias (FCA);3 Ciências Humanas: Na qual mantivemos o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL); e pela natureza deste Instituto o mantivemos separado;4 Ciências da Saúde: Na qual agrupamos a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e a Faculdade de Educação Física (FEF).
A escolha dos sujeitos da pesquisa é intencional pois buscamos um protótipo. Para tal elegemos os critérios abaixo mencionados para cada um dos segmentos já apresentados:
RESULTADOS:
Na abordagem qualitativa, os resultados são provenientes das categorias de análise que são elaboradas no transcurso da investigação, não trabalhamos com pressupostos hipotéticos.
CONCLUSÕES:
A discussão pautada na abordagem deontológica e teleológica da ética como pano de fundo, poderá levar a partir dos discursos analisados a ética utilitarista, onde os aspectos objetivos estão mais consolidados.
Instituição de fomento: Centro Universitário Luterano de Manaus - CEULM
Palavras-chave:  ética; avaliação; dever.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004