IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
QUIMICANDO A TABELA PERIÓDICA
Cláudia Regina Soares Magnani 1, 2, 3   (autor)   claudiaqui@msmtcsg.com.br
1. Especialista em Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental pela FEMA/UFMT.
2. Profa. de Química do Ensino Médio Colégio Salesiano São Gonçalo – Cuiabá – MT.
3. Mestranda em Gestão Econômica do Meio Ambiente – UnB.
INTRODUÇÃO:
Este projeto, que recebeu o nome de “Quimicando a Tabela Periódica”, procurou desmistificar o estudo da Química como ciência, mostrando que a aprendizagem é bem mais fácil do que parece. Teve como objetivo geral executar uma pesquisa da Alquimia à Química dos dias atuais, priorizando a evolução histórica da tabela periódica e particularidades de cada elemento químico, a fim de propiciar uma melhor aprendizagem entre os alunos de maneira descontraída. Como objetivos específicos: construir o conhecimento e aprender a tabela periódica de maneira lúdica e responsável; desenvolver atividades interativas e criativas; utilizar as inteligências múltiplas de cada discente; elaborar um livro e um CD-ROM. Fazem parte do livro oito capítulos com os seguintes conteúdos, a saber: uma viagem alquímica, desde as suas raízes históricas até as leis ponderais; o desenvolvimento histórico da construção da tabela periódica; um breve relato da vida e as descobertas de Mendeleiev; modelos periódicos através dos tempos; algumas considerações da tabela utilizada atualmente; compêndio sobre os elementos químicos; um breve relato sobre o futuro da Lei Periódica; e, três últimas notícias que afetam ou afetaram direta ou indiretamente a tabela periódica. O CD-ROM é composto de todas as etapas de elaboração e conclusão do projeto.
METODOLOGIA:
Para atender aos objetivos mencionados, o projeto foi dividido em dezenove sub-projetos de trabalho, com a participação de cento e dez alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG), localizado na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Os grupos de trabalho foram divididos conforme os sub-projetos, são eles: pesquisa e escrita; criação de jogos educativos; criação e execução de músicas; artes plásticas; elaboração e execução de uma peça teatral; grupo de dança; criação e elaboração do show dos elementos; I Ginquim - gincana sobre a tabela periódica; construção de uma tabela periódica gigante (150 peças de 20x20cm cada); organização e divulgação; sarau cultural e a semana de arte e cultura. A avaliação foi realizada durante o processo de construção de agosto a novembro de 2003, sendo que o valor atribuído foi de zero a dez na disciplina de Química no quarto bimestre, de acordo com os seguintes critérios individuais e em grupo: organização dos trabalhos; entrega do sub-projeto; entrega do trabalho concluído; participação do grupo; auxílio à pesquisa; montagem da tabela gigante; trabalho com acompanhamento de fotografia e filmagem; participação na I Ginquim – I Gincana de Química do CSSG e a apresentação na semana de arte e cultura do CSSG. As etapas de execução do trabalho foram filmadas e fotografadas, com finalidade de registro em CD-ROM.
RESULTADOS:
Houve um crescimento considerável nas avaliações mensal e bimestral, no que diz respeito à tabela periódica. O tema gerador e sub-temas foram repassados aos alunos no início do terceiro bimestre. Os alunos apresentaram os sub-projetos e finalizaram os trabalhos nos dias marcados. A I Ginquim foi realizada no dia vinte e sete de outubro de 2003, com os seguintes jogos: jogo da memória; labirinto; quebra cabeça; jogo da velha; show dos elementos; dominó e montagem da tabela periódica gigante. A semana de arte e cultura foi o momento de encontro das peças lúdicas e artísticas, inclusive a apresentação do livro com o título “Tabela Atômica da Alquimia à Química Atual”. O encerramento do ano letivo para o “Quimicando a Tabela Periódica”, foi realizado aos dias treze de novembro de 2003, em sarau cultural com a apresentação do grupo teatral, grupo de dança e grupo musical. A peça apresentada “Quimicando a História”, foi realizada com experiências químicas de efeitos visuais. O grupo de dança encenou: “Elementos em Movimentos” e os Quatro Elementos: “Água”; “Terra”; “Ar” e o “Fogo”. Já os grupos musicais que se apresentaram, CPA II e Styllus de Química, desenvolveram as paródias “A Química dá voltas” e “Vamos Química...’, respectivamente”.
CONCLUSÕES:
– Para a realização do Projeto, em todo o seu trajeto de quatro meses de trabalho, discussão, decisões, pesquisa, trabalho lúdico e sub-projetos, devemos agradecer ao Colégio Salesiano São Gonçalo, pela estrutura física e principalmente humana, indispensáveis à realização deste trabalho. E aos meus alunos e seus pais, que acreditaram neste projeto e foram à base para a realização do mesmo. O envolvimento dos alunos foi fascinante, pois os mesmos fizeram o que gostavam, desenvolvendo habilidades e competências. O livro “Tabela Atômica da Alquimia à Química Atual”, está em fase de analise na editora, para futura publicação. O CD-ROM está em fase final de edição e editoração, para futura prensagem. A utilização da história da tabela periódica permitiu ao estudante participar da construção do saber, ao transportar os alunos mentalmente para o período de construção da tabela periódica, além de estar fazendo da sala de aula um laboratório epistemológico, o educador proporciona desafios à capacidade de criação do estudante. Neste sentido a história deu uma contribuição muito importante, uma vez que se trata de uma fonte rica de informações que pode subsidiar o aprendizado da tabela periódica. E, para que o estudante possa participar da aventura da construção do saber, é direcionada ao educador uma porcentagem enorme de responsabilidade sobre este processo.
Instituição de fomento: Colégio Salesiano São Gonçalo
Palavras-chave:  Ensino de Química; Tabela Periódica; História da Química.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004