IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
IMPRESSÕES DE ESTUDANTES: UM ESTUDO SOBRE A PUBLICAÇÃO EXCELSIOR, DO “COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA” (1942-1952)
Regina Helena Silva Simões 1   (autor)   reginahe@terra.com.br
Wolmar Marvilla Melo 1   (autor)   
Adriano Bom Jesus 1   (autor)   
Elias Mugrabi de Oliveira 1   (autor)   
Jaklane de Souza Almeida Bonatto 1   (autor)   
1. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
INTRODUÇÃO:
Este estudo focaliza as matérias contidas na publicação estudantil Excelsior, editada pelas alunas do “Colégio Nossa Senhora Auxiliadora”, mais conhecido como Colégio do Carmo, instituição católica de ensino fundada em 1900 na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, Brasil. Criado por iniciativa do bispo local, o colégio foi administrado por freiras da Associação São Vicente de Paulo, sendo equiparado, em 1910, à Escola Normal do Estado. Em 1935, havia formado 650 normalistas, além de abrigar turmas de ensino primário e ginasial, atendendo a alunas matriculadas em regime de externato, internato e orfanato. Na década de 1940 e início dos anos 50, quando foram produzidas as publicações estudadas, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora destacava-se como centro formador de mulheres da elite capixaba. Trata-se do momento da história brasileira em que, por algum tempo, o país encontrou-se submetido à ditadura do Estado Novo (1937-1945), configurando-se o projeto varguista de controle social e formação cívica iniciado em 1930, no qual a educação ocupava papel de grande destaque (BOMENY et al., 2001; RIBEIRO, 1993; ROMANELLI, 2001). Vargas, deposto em 1945, voltou à presidência da república em 1952, ungido pelo voto popular. A educação, nessa retomada do processo democrático passou a ser alvo de debate, reacendendo a disputa (na qual a Igreja católica desempenhou um papel central) entre o público e o privado no campo do
METODOLOGIA:
No desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), focalizando as 267 matérias contidas na publicação estudantil Excelsior, mantida pelo Grêmio Lítero Esportivo Carmo (GLEC), fundado em 1932 e reorganizado em 1938, tendo como objetivo a coordenação de atividades literárias e esportivas. Para melhor compreender o contexto de produção dos textos analisados, utilizamos, além de material historiográfico sobre a época estudada (CARNEIRO, 2002; FAUSTO, 1999; HEES; FRANCO, 2003; PRIORE, 1997; ROSE, 2001; SKIDMORE, 1979), documentos e obras relativos ao Colégio do Carmo (SIMÕES et al., 2003). Essas informações, submetidas ao processo de triangulação, embasaram as nossas análises.
RESULTADOS:
Do ano de 1942, tivemos acesso aos números do jornal O Excelsior publicados em maio, agosto e outubro. As temáticas abordadas em matérias publicadas nesses três números eram as seguintes: a) Textos literários e poéticos (26); b) Civismo (14); c) Religião (11); d) Outros (9); e) Vida estudantil (5); f) A escola, seus sujeitos e seus valores (4); g) Biografias ilustres (3). Por meio de duas ex-alunas, tivemos também acesso a seis números da revista Excelsior (agora com essa denominação), publicados entre 1946 e 1952. Nessas revistas, identificamos os seguintes focos de interesse: a) Textos literários e poéticos (59); b) Religião (48); c) Temas culturais (20); d) Vida estudantil (13); e) A escola, seus sujeitos e seus valores (14); f) Ensino-aprendizagem e profissão docente (13); g) Biografias ilustres (7); h) Comportamento e etiqueta (6); i) Língua portuguesa (5); j) Outros (10).
CONCLUSÕES:
Em nosso estudo, buscamos identificar visões de homem, mundo, educação e sociedade reveladas nos textos veiculados por meio da publicação estudantil do Colégio de Carmo, analisando-as no contexto do Estado Novo e da transição política que o sucedeu. Ao fazê-lo, estabelecemos os seguintes vetores de análise: a) a estreita relação estabelecida entre a Igreja Católica e o Estado autoritário brasileiro no processo de consolidação da “fôrma cívica e molde nacional” (CARVALHO, 2001), evidenciada na recorrente abordagem, pelas alunas, de temas cívicos e religiosos; b) a vigilância expressa nos padrões éticos e estéticos veiculados na abordagem da literatura e de temas culturais; c) o modelo educacional vivenciado pela escola e pelos seus sujeitos e o papel nele atribuído ao trabalho docente.
Instituição de fomento: Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Vitória - FACITEC -
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  História da Educação; Espírito Santo; Educação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004