IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
LEVANTAMENTO SEMIDETALHADO DE SOLOS E APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS NA PROPRIEDADE SÍTIO JARDIM NO MUNICÍPIO DE AREIA (PB) ATRAVÉS DE FOTOINTERPRETAÇÃO
Jorge Luís de Góis Gonçalves 1   (autor)   jlggoncalves@yahoo.com.br
Edson Ricardo Tavares de Moura 1   (colaborador)   ertmoura@yahoo.com.br
Lucas da Silva 2   (colaborador)   lucasgeografia@yahoo.com.br
Iane Andrade de Oliveira 2   (colaborador)   
Juliana Nóbrega de Almeida 2   (colaborador)   julianageo@bol.com.br
Carlos José Duarte Pereira 2   (colaborador)   
1. Programa de Pós-graduação em Manejo de Solos e Água, Universidade Federal da Paraiba - UFPB
2. Depto. de História e Geografia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
Levantamentos semidetalhados de solos e aptidão agrícola das terras estão entre os principais indicadores para um aproveitamento racional dos recursos naturais de uma determinada área. O presente trabalho buscou através da fotointerpretação, a classificação dos solos do Sitio Jardim (94.8504 ha) e respectiva Aptidão Agrícola das Terras. Espera-se que este tipo de trabalho contribua no fornecimento de um plano de uso sustentável dos recursos naturais da região.
METODOLOGIA:
Utilizaram-se fotos aéreas da área em estudo. Foram abertos perfis de solo e usado mapa planialtimétrico na escala de 1:2.000 com curva de nível a cada 4 metros. Os perfis foram descritos pelos referidos autores após a coleta de material e análise física química e mineralógica. A classificação dos solos foi executada com base no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, segundo EMBRAPA (1999); e o enquadramento da Aptidão Agrícola das Terras da área, foi baseado no Sistema de Avaliação de Aptidão Agrícola das Terras (Ramalho Filho e Beek, 1994).
RESULTADOS:
Os resultado da classificação de solos e aptidão agrícola ficaram os seguintes respectivamente: 1. LAd1, 3(abc); 2. LAd2, 4p; 3. PAe, 3(abc); 4. RRq1, 3(abc); 5. RRd1, 3(abc); 6. RRd2, 3(abc); 7. RRq2, 3(abc); 8. RRq3, 3(abc); 9. RLh, 4p; 10. RLd1, 4(p); 11. RRd3, 4p; 12. RLd2,3(abc); 13. CXvd, 4p; 14. RUve; 15. RRq1 3(abc); 3(abc); 16. GXve, 2ab(c).
CONCLUSÕES:
Foram encontradas 16 unidades de solos nos 94,5 há da área de estudo;
A Classificação de Aptidão Agrícola de muitas unidades coincidiram em 3(abc) ficando assim na classe restrita podendo ser indicadas para lavouras, as demais 4p e 4(p) são indicadas apenas para pastagem plantada;
Palavras-chave:  Classificação de Solos; Classificação de Aptidão Agrícola; Fotointerpretação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004