IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS, ORGANOLÉPTICOS E ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM QUATRO DIFERENTES LOCAIS DO CÓRREGO SANGRADOURO, CÁCERES-MT.
Gláucio Luiz Souto Ribeiro 1   (orientador)   glaucioluizribeiro@bol.com.br
Rita de Cássia Pereira Borges 1   (co-orientador)   
Claudinéia Marcela de Souza 1   (autor)   
Claudinel Mágio Júnior 1   (autor)   
Marcelo de Oliveira Galvão 1   (autor)   
Marcio da Silva Moreira 1   (autor)   
Wellington Assunção Ferreira 1   (autor)   
1. Escola Agrotécnica Federal de Cáceres/MT
INTRODUÇÃO:
O córrego Sangradouro percorre o centro do município de Cáceres/MT recebendo dejetos urbanos, comprometendo assim a qualidade ambiental dos locais por onde passa. Recebe o nome de “Sangradouro” por ter função de escoar as águas das lagoas como se fosse uma sangria. No passado, a população residente utilizava suas águas para o abastecimento doméstico e a pesca, mas com o crescimento desordenado e o aumento da população ribeirinha, tornou-se bastante poluído contribuindo ainda para o aumento da poluição do rio Paraguai, no qual deságua direto sem qualquer tratamento (LEITE, 2000). No território brasileiro, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da Resolução nº 20, de 18 de junho de 1986, estabelece os padrões de qualidade de corpos aquáticos, bem como lançamento de efluentes. As normas para a classificação de corpos aquáticos, bem como para o lançamento de efluentes líquidos tratados, envolve uma série de parâmetros de interesse sanitário e ambiental, que devem ser monitorados e atendidos. (GUIMARAES & NOUR, 2001). O propósito do presente estudo foi analisar alguns destes parâmetros, visando determinar a qualidade ambiental em diferentes trechos do córrego Sangradouro, associar os parâmetros analisados à presença da vegetação aquática, determinar a influência da canalização na qualidade da água e identificar variações destes parâmetros em locais distintos, no intuito de subsidiar informações para programas específicos de recuperação deste córrego.
METODOLOGIA:
Foram selecionados quatro locais distintos para a coleta dos dados. O primeiro próximo à nascente, o segundo no bairro Santo Ângelo, o terceiro no início da canalização do córrego e o quarto na baia dos Malheiros, encontro com o rio Paraguai. A avaliação dos parâmetros foi realizada “in loco”, no Laboratório de Solos e Água da EAF Cáceres – MT e no Laboratório Ambiental: análise de águas e efluentes. No momento da coleta foram medidas as temperaturas da água e do ambiente utilizando-se um termômetro de mercúrio em escala Celsius. A temperatura da água foi obtida logo após a coleta, colocado-se o termômetro dentro dos recipientes. A determinação da temperatura ambiente fora realizada à sombra. Os parâmetros organolépticos cor, odor, sabor e aspecto foram determinados utilizando-se as seguintes referencias pessoais: Aspecto - a condição física da água; Odor - cheiro de ovo podre, lixo fisiológico, peixe, barro, outros; Gosto - utilizou-se o olfato, algumas dicas foram seguidas como cheiros indesejáveis, bolor, cloro; Cor - as cores padrões, consenso entre os avaliadores. Após a coleta as amostras foram enviadas para o Laboratório de Análise de Água e Solo da EAF Cáceres para determinação dos valores do pH e da condutividade elétrica. Para tanto foram utilizados os aparelhos peagâmetro e condutivímetro, respectivamente, devidamente calibrados. A água destinada para análise bacteriológica foi enviada para o Laboratório Ambiental, logo após ser coletada.
RESULTADOS:
No bairro Santo Ângelo há presença de gramíneas e aguapés ás margens do córrego. A água apresenta cor barrenta e é de baixa vazão, sendo ainda observada a presença de lixo inorgânico. No início da canalização o córrego recebe maior quantidade de dejetos urbanos. A água apresentou-se incolor, podendo estar associada à presença da vegetação aquática que envolve toda a superfície do córrego, conforme sugerido por IOCCA (2000), que determina a influência do banco de macrófitas em relação à transparência da água. A temperatura da água nos locais estudados apresenta variações que podem estar associadas à presença das macrófitas, que regulam a passagem de raios solares diminuindo os valores de temperatura da água, conforme o sugerido por BRANCO (1986) em estudo sobre as radiações solares subaquáticas. A condutividade da água na baía dos malheiros é bem maior em comparação dos demais locais, determinando possíveis impactos ambientais devido a poluição do córrego pelo lançamento de esgoto. A canalização pode estar influenciando a qualidade ambiental no que se refere à modificação do micro-clima, onde os maiores valores de temperatura foram observados justamente neste local. Todos os locais estudados apresentaram índices de coliformes acima da normalidade. Na nascente do córrego este fato pode estar associado ao aporte de matéria orgânica oriundo das áreas de pastagem circunvizinhas, trazido com a enxurrada das águas de chuva.
CONCLUSÕES:
De maneira geral todos os locais observados apresentaram baixa qualidade ambiental. A presença de vegetação subaquática e marginal determina a capacidade que o córrego possui de filtrar os elementos poluentes. A canalização compromete negativamente as condições dos parâmetros de qualidade da água. Há uma relação entre urbanização/população e poluição. Com o aumento da população cresce a necessidade em busca dos recursos hídricos e paralelamente a estes fatores a poluição aumenta. Os impactos ambientais no córrego Sangradouro não despertam nenhum interesse no poder público e, se isso acontece, nada está sendo feito. A manifestação de doenças é iminente no atual estado de degradação ambiental do local, e quem mais sofre é a população ribeirinha que direta ou indiretamente depende do córrego. Por se tratar de um estudo em um córrego que sofre influência direta do ciclo hidrológico característico do pantanal, ou seja, um córrego que apresenta quatro fases distintas (cheia, vazante, seca e enchente) com comportamento que varia em relação ás épocas do ano, o presente estudo necessita de avaliações periódicas que considerem estas variações no comportamento hidrológico do córrego sangradouro. Não obstante, faz-se necessário a avaliação em diferentes momentos do dia, (início da manhã, meio-dia, final da tarde, noite) para se determinar as variações microclimáticas que poderiam influenciar os valores dos parâmetros analisados.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Córrego Sangradouro; Qualidade ambiental; Água.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004