IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE FÍSICO-QUIMICA DE SUSPENSÕES AQUOSAS DE FLUCONAZOL UTILIZADAS EM FARMÁCIAS INSTITUCIONAIS
Patricia Severino 1   (autor)   pseverin@unimep.br
Beatriz Zanchetta 1   (colaborador)   bzanchet@unimep.br
Pollyanna Tamascia 1   (colaborador)   ptamasci@unimep.br
Priscila de Oliveira Cinto 2   (colaborador)   cintopo@fcfar.unesp.br
Marco Vinicius Chaud 1   (orientador)   marchaud@unimep.br
1. Faculdade de ciencias da saúde, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
2. Faculdade de ciências farmacêuticas, UNESP
INTRODUÇÃO:
Fluconazol é um agente antifúngico muito utilizado no tratamento de meningites, histoplasmose, candidíase e blastomicose entre outros. Atualmente, este fármaco é comercializado na forma farmacêutica de cápsula para administração por via oral. Em farmácias institucionais, com o objetivo de facilitar sua administração para paciente pré-termo, impossibilitados de deglutição ou nas clínicas neonatais, a forma farmacêutica tem que ser alterada para a forma líquida. Nestes casos a cápsula é violada e seu conteúdo disperso em água. SOUZA, 2000 sugere que este produto é estável por 15 dias quando mantido ao abrigo da luz e sob refrigeração. Além das alterações no perfil biofarmacêutico do fluconazol o meio líquido favorece interações químicas entre os excipientes das cápsulas ou entre estes e o fármaco (AULTON, 1988). O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades físico-químicas da dispersão aquosa de fluconazol durante 15 dias.
METODOLOGIA:
As preparações extemporâneas de fluconazol foram obtidas pela dispersão de 1g de fármaco em 100mL de água destilada. O produto foi armazenado em frasco âmbar e mantido sob refrigeração. A estabilidade desta suspensão foi avaliada por observação visual do produto e pela concentração do fluconazol nos tempos 0, 5, 10 e 15 dias após a preparação do medicamento. Para determinação da concentração de fluconazol uma alíquota de 2,5mL da suspensão foi diluída em 50mL de NaOH (0,1N). A concentração de fluconazol em cada tempo foi determinada por espectrofotometria (λ=261nm). Os testes foram realizados em triplicata.
RESULTADOS:
As concentraçõe de fluconazol nos tempos 0, 5, 10 e 15 dias de preparação foram respectivamente 439,69μg/ml±18,75, 452,36μg/ml±11,08, 438,57μg/ml±33,13, 430,49μg/ml±38,97. Os resultados são a média ± desvio padrão.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostram que não há degradação química do fármaco no meio de dispersão. Contudo, o desvio padrão apresentado indica que a ressuspensão do fluconazol no meio de dispersão não é uniforme. Esta falta de homogeneidade pode levar a erros de dosagem do fármaco acarretando falhas terapêuticas ou exacerbação de efeitos adversos.
Instituição de fomento: PIBIC CNPq FAP - UNIMEP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  fluconazol; biodisponibilidade; preparação extemporânea.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004